O ensino das chamadas Ciências da Natureza, envolvem um extenso rol de habilidades que vão muito além do simples domínio de conteúdo por parte dos professores. Quase sempre, a subjetividade de alguns conceitos e a ausência de equipamentos laboratoriais para a realização de aulas práticas aumentam ainda mais essa subjetividade. Nesse sentido, se faz necessário que professores confeccionem recursos didáticos de baixo custo e que sejam efetivos na facilitação da aprendizagem. O presente trabalho consiste num relato do uso de oficinas de confecção de recursos didáticos 3D voltados para o ensino de Ciências, junto à estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia. A coleta de dados foi feita junto a oito turmas, entre os anos de 2015 e 2022, totalizando quatorze turmas com média de 23 alunos/turma. Ao todo, foram realizadas três oficinas de uso de massa de porcelana fria tipo “biscuit” em cada turma, culminando com a elaboração e execução de um projeto individual de construção de recurso didático voltado para o ensino de Ciências. Para avaliar o impacto das oficinas na formação dos estudantes, foi aplicado, ao término das oficinas, um questionário avaliativo, disponibilizado aos alunos, para que eles avaliassem a importância das oficinas para sua formação no ensino de Ciências. Para a grande maioria (95% dos entrevistados), o uso de modelos e recursos didáticos em 3D podem facilitar a compreensão do conteúdo de Ciências. Para 38% dos entrevistados, o valor do material para a confecção dos recursos foi uma das dificuldades mais mencionadas, seguido da dificuldade em modelar as estruturas. Ao final das oficinas, 97% dos alunos aprovaram a oficina, sendo que uma parcela expressiva afirmou que pretende confeccionar futuramente mais recursos didáticos em 3D para as aulas de Ciências. Os dados aqui levantados revelam a importância de oficinas de formação de recursos didáticos 3D voltados para o ensino de Ciências.