A educação desempenha um papel relevante na construção e remodelação da sociedade, sendo os professores peças fundamentais dessa engrenagem. Nesse contexto, a prática docente atua como uma força catalisadora para a transformação social dos alunos. Em um ambiente escolar plural, que abrange uma diversidade de docentes, é necessário investigar os processos formativos desses profissionais e identificar os caminhos que os levaram a ingressar e permanecer na área da educação. Muitas vezes, os professores iniciam suas atividades sem uma compreensão plena do impacto que a educação pode exercer na vida de cada indivíduo. Este artigo propõe-se a pesquisar a relação entre vocação educacional e a prática docente na educação básica, considerando os desafios e as potencialidades vivenciados pelos professores de uma escola de educação básica no município de Parnamirim – RN. Para alcançar esse objetivo, conduzimos uma pesquisa participante que envolveu o corpo técnico pedagógico e os professores regentes de turma. Adotamos uma abordagem quanti-qualitativa como metodologia, utilizando entrevistas semiestruturadas para coletar dados. Após análise de dados destacamos que o tema da educação como vocação é ainda pouco explorado. Embora a vocação para ser professor seja essencial na prática docente, identificamos desafios significativos, como a falta de capacitação, a carga excessiva de tarefas, a ausência de valorização financeira e reconhecimento profissional, bem como a carência de um plano de carreira. Essas barreiras persistem, afetando a motivação e prejudicando a capacidade de proporcionar uma educação eficaz e significativa aos estudantes.