ALMEIDA, Luana Aguiar De et al.. . Anais do X Congresso Nacional de Educação... Campina Grande: Realize Editora, 2024. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/109641>. Acesso em: 22/11/2024 17:23
Apesar da evidente necessidade da matemática no cotidiano, a dificuldade de seu aprendizado ainda permeia as escolas. Tal discussão ficou evidente em relatos dos graduandos da Licenciatura em Matemática, durante as disciplinas de Estágio Supervisionado I e II, no qual estes relataram que em seus estágios de observação e regência no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, os alunos das escolas-campos demonstraram grandes dificuldades na realização e interpretação do conteúdo das operações aritméticas fundamentais (adição, subtração, multiplicação e divisão). Diante disso, como uma proposta de intervenção, criou-se no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí – IFPI – o projeto de extensão denominado “A conta é de quê?”, que visa trabalhar o ensino e a aprendizagem das operações fundamentais com o uso de instrumentos de ensino. Dessa forma, um desses instrumentos confeccionados no contexto do projeto foi o jogo “Corrida na reta numérica”, que é constituído por um simulacro de pista de asfalto, dois dados – entre os quais o de cor vermelha representa os números negativos e o de cor azul, os positivos – e quatro carrinhos feitos de garrafa PET. O jogo trabalha a soma e subtração com números inteiros utilizando a sua representação e comportamento na reta numérica e, como ferramenta metodológica, mostrou-se eficaz para o ensino e aprendizagem da adição e subtração durante suas aplicações.