A alfabetização e a formação leitora são temas centrais nas pesquisas educacionais no Brasil. Este trabalho se configura em um relato de experiência que descreve práticas de leitura e alfabetização em uma turma do 2º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública em Marcelino Vieira/RN. Esta experiência se deu a parti do projeto didático "Savana Literária" que surgiu da observação de que a literatura afro era pouco valorizada em sala de aula, apesar da maioria das crianças serem pardas e negras. O projeto propôs e propõe estratégias para usar histórias afrobrasileiras para despertar o interesse pela leitura, fortalecer a alfabetização e enriquecer o vocabulário das crianças. O questionamento central foi: como utilizar histórias afrobrasileiras para valorizar a literatura afro, despertar o interesse pela leitura e fortalecer a alfabetização? Justifica-se pela promoção de uma educação inclusiva, valorizando culturas afrobrasileira e indígena, usando a literatura para desenvolver leitura, escrita, empatia e criatividade, alinhando-se às diretrizes da BNCC (2017). O referencial teórico inclui Ferreiro & Teberosky (1999), Soares (2016), Gomes (2005), Adichie (2019), e Solé (1994), dentre outros/as autores/as. O projeto "Savana Literária" inclui leitura diária de livros afrobrasileiros e indígenas, rodas de conversa, uso de cartões de acompanhamento, exploração de cartazes pedagógicos, Cantinho da Leitura, decoração temática, atividades no Laboratório de Informática, oficinas de contação de histórias, visitas a museus, produção de cartazes, teatro, feira literária, troca de livros, escrita criativa, gincana literária e culminância com mostra cultural. Essas iniciativas fortaleceram e fortalecem a parceria entre escola e família, promovendo o desenvolvimento integral das crianças.