PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109373 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 4265 "titulo" => "PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA" "resumo" => "O presente artigo pretende abordar o processo de objetivação e apropriação na perspectiva da emancipação humana, destacando o papel que a educação, numa perspectiva ontológica, cumpre nesse processo. Compreendendo que o complexo da educação, em seu sentido amplo e restrito desempenha a função social de imprimir, conforme Saviani, nos indivíduos o conhecimento produzido e acumulado pela humanidade, atuando no âmbito da reprodução social, contribui com a apropriação do processo de objetivação. O processo de objetivação e apropriação inicia-se na relação indivíduo e natureza. Por meio da qual a espécie humana realiza a atividade fundante, o trabalho, que consiste na transformação da natureza em bens úteis à existência humana, possibilitando o salto do ser social que ao transformar também se autotransforma e adquire novas capacidades e habilidades. Nesse momento ocorrem esses dois momentos que são diferentes, mas constituem uma unidade do processo de produção. O complexo da educação tem como tarefa primordial, permitir a apropriação individual do patrimônio produzido pelo gênero humano. E como os demais complexos sociais, ela constitui-se, historicamente, ao longo da sociabilidade. No entanto, a educação cumpre o papel social de não só possibilitar aos indivíduos a apropriação do conhecimento como também por meio dela instrumentaliza os mesmos para a objetivação. Nesse sentindo, pretendemos abordar a processo de objetivação e apropriação, destacando a função social que a educação numa perspectiva revolucionária cumpre para a emancipação humana ao possibilitar a apropriação da riqueza social produzida pela humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4265_TB718_16102024174243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTHINNY GOMES ZEFERINO" "autor_nome_curto" => "BARBARA ZEFERIN" "autor_email" => "barbara.cgz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109373 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 718 "inscrito_id" => 4265 "titulo" => "PROCESSO DE OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DA EMANCIPAÇÃO HUMANA" "resumo" => "O presente artigo pretende abordar o processo de objetivação e apropriação na perspectiva da emancipação humana, destacando o papel que a educação, numa perspectiva ontológica, cumpre nesse processo. Compreendendo que o complexo da educação, em seu sentido amplo e restrito desempenha a função social de imprimir, conforme Saviani, nos indivíduos o conhecimento produzido e acumulado pela humanidade, atuando no âmbito da reprodução social, contribui com a apropriação do processo de objetivação. O processo de objetivação e apropriação inicia-se na relação indivíduo e natureza. Por meio da qual a espécie humana realiza a atividade fundante, o trabalho, que consiste na transformação da natureza em bens úteis à existência humana, possibilitando o salto do ser social que ao transformar também se autotransforma e adquire novas capacidades e habilidades. Nesse momento ocorrem esses dois momentos que são diferentes, mas constituem uma unidade do processo de produção. O complexo da educação tem como tarefa primordial, permitir a apropriação individual do patrimônio produzido pelo gênero humano. E como os demais complexos sociais, ela constitui-se, historicamente, ao longo da sociabilidade. No entanto, a educação cumpre o papel social de não só possibilitar aos indivíduos a apropriação do conhecimento como também por meio dela instrumentaliza os mesmos para a objetivação. Nesse sentindo, pretendemos abordar a processo de objetivação e apropriação, destacando a função social que a educação numa perspectiva revolucionária cumpre para a emancipação humana ao possibilitar a apropriação da riqueza social produzida pela humanidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4265_TB718_16102024174243.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BARBARA CRISTHINNY GOMES ZEFERINO" "autor_nome_curto" => "BARBARA ZEFERIN" "autor_email" => "barbara.cgz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }