Esta pesquisa trata da Gestão Escolar e inclusão: desafios, possibilidades e uma gestão participativa. A gestão participativa compreende uma ação democrática na perspectiva que todos são essenciais no processo de organização da escola, na participação e elaboração de atitudes que afirmam a participação social no planejamento, elaboração e execução de políticas educacionais visando uma escola para todos e todas.. O estudo teve como objetivo geral refletir sobre a importância da gestão participativa numa perspectiva inclusiva no ambiente escolar. Teve como objetivos específicos trazer uma contextualização sobre a gestão participativa; discutir sobre a sobre a educação inclusiva; refletir sobre os impactos de uma gestão participativa para inclusão na escola. A metodologia foi de natureza qualitativa, com pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Teve fundamentos Freire (1996), Sassaki (1997), Vieira (2020), Paro(2007), Blanco (2003) e os documentos norteadores para a gestão escolar e educação inclusiva. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede pública localizada no município de Fortaleza-Ce. Teve como participantes dois gestores. Para a análise e coleta de dados foi realizada uma entrevista semiestruturada. Os dados evidenciaram a importância de uma gestão participativa como um dos elementos necessários para a construção de escola efetivamente inclusiva, assim consequentemente, para a sociedade. Conclui-se que torna-se essencial a interface da gestão escolar participativa e ativa com a prática cotidiana docentes e com a comunidade escolar para que juntos possamos construir uma sociedade com oportunidades e integralmente com equidade.