Compreender os desafios que permeiam a formação docente no Brasil, é sem dúvida reconhecer a necessária reflexão sobre este tema tão difuso. O presente trabalho tem como propósito refletir sobre os papéis dos atores envoltos do Programa Residência Pedagógica( preceptor x residentes). O Residência Pedagógica é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, que tem por finalidade fomentar projetos institucionais de residência pedagógica implementados por Instituições de Ensino Superior, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura., abordando a importância da relação teoria-prática na formação inicial docente . Destaca-se o papel da preceptoria como viés de formação continuada e a relevância do Programa Residência Pedagógica (PRP) como instrumento enriquecedor do processo formativo dos futuros docentes e sobretudo, como dispositivo capaz de aliar a teoria e a prática – eixos indissociáveis e complementares no processo de formação docente. A estratégia metodológica do estudo deu-se a partir de pesquisa bibliográfica e quali-interpretativa. A partir dos referenciais teóricos consultados e observação participativa, conclui-se que a articulação entre a teoria e a prática se concretiza nas ações do PRP, em que ficam evidentes as propriedades positivas do programa no que tange à criação de um espaço de formação diferenciado, capaz de fomentar uma postura dialética, num esforço real de colaboração entre universidades e escolas de educação básica, com intuito de melhorar a qualidade de ensino nesse segmento.