Introdução: O estudo tem como propósito relatar a experiência de um projeto desenvolvido com estudantes do Ensino Fundamental para a 12ª Feira Municipal de Ciências e Cultura de Fortaleza. Trata-se de uma ação pedagógica desenvolvida pela Secretaria Municipal da Educação de Fortaleza (SME), em parceria com a Seara da Ciência, entidade vinculada a Universidade Federal do Ceará (UFC), que tem como propósito incentivar o desenvolvimento de trabalhos científicos por estudantes da rede. O evento conta com a realização de três etapas: Etapa Escolar, Etapa Distrital e Etapa Municipal. A experiência se fundamentou numa concepção de que a história brasileira foi construída por diversos sujeitos, e que muitos deles foram silenciados, omitidos, esquecidos e colocados como inferiores na relação da construção de nossa identidade. O objetivo da experiência proposta consistiu em proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar aspectos da cultura e dos costumes indígenas dos povos Pataxó, com o intuito de valorizar a diversidade sociocultural do país. Além disso, buscou-se identificar e compreender noções de identidade, tradição e pertencimento, bem como a compreensão dos significados e simbolismos por meio das lutas de matriz indígenas. Método: O estudo tem abordagem descritiva fundamentada em um relato de experiência. Os participantes foram estudantes de uma turma do 5º ano que participaram das ações ao longo do mês de maio de 2023. A metodologia envolveu a pesquisa, leitura e apreciação de vídeos sobre os povos Pataxó, além da prática de brincadeiras, jogos e lutas de matriz indígena, especificamente a luta Derruba Toco. Durante a Etapa Escolar, promoveu-se a socialização de cartazes, comidas, vestimentas, artesanato e instrumentos indígenas, bem como a demonstração da luta Derruba Toco. Resultados: A experiência proposta foi exitosa, pois possibilitou aos estudantes explorar aspectos da cultura e dos costumes indígenas dos povos Pataxó. Os estudantes demonstraram interesse e entusiasmo em aprender sobre a cultura indígena, e foram capazes de identificar e compreender noções de identidade, tradição e pertencimento. Conclusão e Discussão: Os resultados da experiência indicam que o projeto proposto contribuiu para o desenvolvimento do letramento científico dos estudantes, bem como para a valorização da diversidade sociocultural do país.