A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109595 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1009 "inscrito_id" => 6817 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Investigar e estudar a história da Matemática é uma importante técnica de aprendizagem para o ensino da Matemática, sendo muito útil e importante, porque vai ser através da história da Matemática que o aluno terá a possibilidade de perceber e entender que essa ciência vem de muitos e muitos anos caminhando na história da humanidade, passando por diversas fases de seu processo de evolução, e assim podendo estimular o interesse do aluno, desenvolvendo o lado crítico, fazendo com que os alunos entendam as ideias em relação às teorias e teoremas apresentados, mostrando as relações entre a Matemática e o desenvolvimento, tanto social como no cotidiano, podem ser um dos caminhos que facilitam a compreensão dos ensinamentos matemáticos atuais, relacionados com sua origem. Realizar uma investigação relacionando o saber matemático e a motivação/interesse dos estudantes, discutir estratégias de ensino com o uso da História da Matemática, bem como descrever as ligações existentes entre a História da Matemática e o cotidiano, foram alguns dos objetivos deste trabalho. Assim, um maior interesse e uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, de uma forma mais atrativa e prazerosa, mostra uma melhora significativa nos resultados obtidos com essa estratégia de aprendizagem. Estudando a história da Matemática, o estudante tem a chance de perceber de como uma ciência que se desenvolveu pela humanidade, sujeita a erros foi construída desde muitas tentativas de resolver vários problemas do cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6817_TB1009_26062024184718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO GUIMARÃES SILVA" "autor_nome_curto" => "GUIMARÃES" "autor_email" => "cags_guimaraes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA (FAFOPST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109595 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1009 "inscrito_id" => 6817 "titulo" => "A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "Investigar e estudar a história da Matemática é uma importante técnica de aprendizagem para o ensino da Matemática, sendo muito útil e importante, porque vai ser através da história da Matemática que o aluno terá a possibilidade de perceber e entender que essa ciência vem de muitos e muitos anos caminhando na história da humanidade, passando por diversas fases de seu processo de evolução, e assim podendo estimular o interesse do aluno, desenvolvendo o lado crítico, fazendo com que os alunos entendam as ideias em relação às teorias e teoremas apresentados, mostrando as relações entre a Matemática e o desenvolvimento, tanto social como no cotidiano, podem ser um dos caminhos que facilitam a compreensão dos ensinamentos matemáticos atuais, relacionados com sua origem. Realizar uma investigação relacionando o saber matemático e a motivação/interesse dos estudantes, discutir estratégias de ensino com o uso da História da Matemática, bem como descrever as ligações existentes entre a História da Matemática e o cotidiano, foram alguns dos objetivos deste trabalho. Assim, um maior interesse e uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, de uma forma mais atrativa e prazerosa, mostra uma melhora significativa nos resultados obtidos com essa estratégia de aprendizagem. Estudando a história da Matemática, o estudante tem a chance de perceber de como uma ciência que se desenvolveu pela humanidade, sujeita a erros foi construída desde muitas tentativas de resolver vários problemas do cotidiano." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID6817_TB1009_26062024184718.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS ANTONIO GUIMARÃES SILVA" "autor_nome_curto" => "GUIMARÃES" "autor_email" => "cags_guimaraes@hotmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA (FAFOPST)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }