Investigar e estudar a história da Matemática é uma importante técnica de aprendizagem para o ensino da Matemática, sendo muito útil e importante, porque vai ser através da história da Matemática que o aluno terá a possibilidade de perceber e entender que essa ciência vem de muitos e muitos anos caminhando na história da humanidade, passando por diversas fases de seu processo de evolução, e assim podendo estimular o interesse do aluno, desenvolvendo o lado crítico, fazendo com que os alunos entendam as ideias em relação às teorias e teoremas apresentados, mostrando as relações entre a Matemática e o desenvolvimento, tanto social como no cotidiano, podem ser um dos caminhos que facilitam a compreensão dos ensinamentos matemáticos atuais, relacionados com sua origem. Realizar uma investigação relacionando o saber matemático e a motivação/interesse dos estudantes, discutir estratégias de ensino com o uso da História da Matemática, bem como descrever as ligações existentes entre a História da Matemática e o cotidiano, foram alguns dos objetivos deste trabalho. Assim, um maior interesse e uma melhor compreensão dos conteúdos por parte dos alunos, de uma forma mais atrativa e prazerosa, mostra uma melhora significativa nos resultados obtidos com essa estratégia de aprendizagem. Estudando a história da Matemática, o estudante tem a chance de perceber de como uma ciência que se desenvolveu pela humanidade, sujeita a erros foi construída desde muitas tentativas de resolver vários problemas do cotidiano.