Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 15 - Ensino de línguas
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110119
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID637_TB1779_19102024181913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackelines.silva@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110119
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1779
    "inscrito_id" => 637
    "titulo" => "PRÁTICAS PEDAGÓGICAS GAMIFICADAS COM FOCO NOS DESCRITORES DO SAEB: RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID637_TB1779_19102024181913.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JACKELINE SOUSA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JACKELINE"
    "autor_email" => "jackelines.silva@uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.