O presente estudo tem como objeto o relato de práticas gamificadas no espaço da formação de professores como meio de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa. Nesse contexto, o foco se dá na apresentação de um trabalho diferenciado com os descritores do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sob essa perspectiva, esta produção acadêmica se justifica por atribuir à formação de professores a relevância como espaço de aquisição de conhecimentos e de transformação, à medida que possibilita o compartilhamento de práticas capazes de estimular os discentes para o aprendizado, especialmente no tocante aos descritores do SAEB, que tem sido o alvo das escolas em busca de alavancar os indicadores a partir das avaliações de larga escala. Nessa perspectiva, tem-se como objetivo geral: descortinar o espaço da formação de professores para o compartilhamento de práticas de ressignificação do ensino de Língua Portuguesa; e específicos: discutir sobre a importância da formação de professores como meio de reflexão e transformação de práticas pedagógicas; apresentar a gamificação como estratégia de ensino produtivo; relatar o uso de práticas gamificadas com foco nos descritores de Língua Portuguesa do SAEB. O estudo se caracteriza como qualitativo, além de descritivo e exploratório. Como procedimentos técnicos, utilizamos: pesquisa bibliográfica, fundamentada em Franco (2016), Tardif (2014), Santaella et al. (2018), La Fuente (2020), entre outros; e pesquisa participante, a partir da qual obteve-se propriedade para a construção do relato. Em conclusão, aponta-se a formação de professores como um espaço de ressignificação das práticas pedagógicas, entre as quais colocamos o estudo dos descritores de Língua Portuguesa do SAEB, que pode ser feito de forma atrativa, por meio de jogos, quizzes, trilhas e outros meios que ultrapassem o habitual treino de assinalar itens, promovendo uma construção de habilidades e competências que, de fato, faça sentido para o aluno.