O artigo tem por objetivo destaca a importância dos recursos metodológicos como elementos e estratégias que podem e devem auxiliar os professores no ensino de Geografia, na busca de facilitar a construção do conhecimento e promover a aprendizagem em sala de aula, enfatizando a música como uma ferramenta poderosa e versátil, que contribui de forma singular para esse processo conjunto de uma educação emancipacionista. O trabalho destaca a análise da letra da música "Esmola", da banda Skank, que aborda dinâmicas sociais, econômicas e culturais presentes no espaço geográfico. Sublinhado, também, o conceito geográfico de “lugar”, acentuando como não apenas uma concepção que engloba os espaços físicos em si, mas também as interações e relações que são estabelecidas com esses lugares. Como resultado, nota-se que ao integrar a música como recurso metodológico, os docentes tornam o ambiente de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente, pois estabelecem uma forma não muito recorrente de ensinar e apender dentro de sala de aula, instigando, assim, uma atuação mais enérgica e produtiva dos educandos. Além disso, possibilita trabalhar temáticas marcadas no estudo da ciência geográfica, atrelando-as com as vivências e o cotidiano dos alunos aos conteúdos abordados em sala de aula. A referente pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, descritivo-explicativa. Dessa forma, revelando que o uso da música promove uma abordagem enriquecedora do processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criticidade, a reflexão e a participação ativa dos alunos.