A GEOGRAFIA EM HARMONIA: EXPLORANDO O POTENCIAL DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110325 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2061 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "A GEOGRAFIA EM HARMONIA: EXPLORANDO O POTENCIAL DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O artigo tem por objetivo destaca a importância dos recursos metodológicos como elementos e estratégias que podem e devem auxiliar os professores no ensino de Geografia, na busca de facilitar a construção do conhecimento e promover a aprendizagem em sala de aula, enfatizando a música como uma ferramenta poderosa e versátil, que contribui de forma singular para esse processo conjunto de uma educação emancipacionista. O trabalho destaca a análise da letra da música "Esmola", da banda Skank, que aborda dinâmicas sociais, econômicas e culturais presentes no espaço geográfico. Sublinhado, também, o conceito geográfico de “lugar”, acentuando como não apenas uma concepção que engloba os espaços físicos em si, mas também as interações e relações que são estabelecidas com esses lugares. Como resultado, nota-se que ao integrar a música como recurso metodológico, os docentes tornam o ambiente de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente, pois estabelecem uma forma não muito recorrente de ensinar e apender dentro de sala de aula, instigando, assim, uma atuação mais enérgica e produtiva dos educandos. Além disso, possibilita trabalhar temáticas marcadas no estudo da ciência geográfica, atrelando-as com as vivências e o cotidiano dos alunos aos conteúdos abordados em sala de aula. A referente pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, descritivo-explicativa. Dessa forma, revelando que o uso da música promove uma abordagem enriquecedora do processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criticidade, a reflexão e a participação ativa dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5721_TB2061_15102024161125.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLSON DAVID DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Wellson David D" "autor_email" => "welsondias14@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110325 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2061 "inscrito_id" => 5721 "titulo" => "A GEOGRAFIA EM HARMONIA: EXPLORANDO O POTENCIAL DA MÚSICA COMO INSTRUMENTO METODOLÓGICO DE ENSINO E APRENDIZAGEM" "resumo" => "O artigo tem por objetivo destaca a importância dos recursos metodológicos como elementos e estratégias que podem e devem auxiliar os professores no ensino de Geografia, na busca de facilitar a construção do conhecimento e promover a aprendizagem em sala de aula, enfatizando a música como uma ferramenta poderosa e versátil, que contribui de forma singular para esse processo conjunto de uma educação emancipacionista. O trabalho destaca a análise da letra da música "Esmola", da banda Skank, que aborda dinâmicas sociais, econômicas e culturais presentes no espaço geográfico. Sublinhado, também, o conceito geográfico de “lugar”, acentuando como não apenas uma concepção que engloba os espaços físicos em si, mas também as interações e relações que são estabelecidas com esses lugares. Como resultado, nota-se que ao integrar a música como recurso metodológico, os docentes tornam o ambiente de ensino-aprendizagem mais dinâmico e envolvente, pois estabelecem uma forma não muito recorrente de ensinar e apender dentro de sala de aula, instigando, assim, uma atuação mais enérgica e produtiva dos educandos. Além disso, possibilita trabalhar temáticas marcadas no estudo da ciência geográfica, atrelando-as com as vivências e o cotidiano dos alunos aos conteúdos abordados em sala de aula. A referente pesquisa empregou uma abordagem qualitativa, descritivo-explicativa. Dessa forma, revelando que o uso da música promove uma abordagem enriquecedora do processo de ensino-aprendizagem, estimulando a criticidade, a reflexão e a participação ativa dos alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5721_TB2061_15102024161125.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLSON DAVID DIAS FERREIRA" "autor_nome_curto" => "Wellson David D" "autor_email" => "welsondias14@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }