O principal objetivo desta pesquisa é construir uma sequência de ensino que transforme a forma como a Acústica vem sendo abordada na educação básica e assegure aos estudantes os aportes necessários para que compreendam os danos que a poluição sonora traz para a saúde de todos. A sequência incluirá a definição de alguns conceitos da Acústica (altura, intensidade e timbre), análise de exames de audiometria, estudo da fisiologia da audição e através da utilização de decibelímetros (aplicativos como Sound Meter, Phyphox, dentre outros instalados no smartphone do aluno), mediremos a intensidade sonora em alguns ambientes da escola. A temática se justifica em função de estar presente no contexto dos alunos e estudos mostrarem a lacuna existente de pesquisas sobre a questão ambiental no currículo de Física. Embora se faça presente na maioria das escolas do país, as ações ainda se mostram muito pontuais. Várias delas ocorrem de modo esporádico e, muitas vezes, por meio de disciplinas isoladas. No produto educacional a ser desenvolvido iremos propor uma abordagem acerca da intensidade sonora, utilizando-se da dialogicidade entre o saber tradicional e o conhecimento científico visando obter resultados que contribuam para a melhoria do ensino de física na rede pública, em especial o ensino da ondulatória. Esta abordagem didática será baseada na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP) e será aplicada com estudantes do 2º ano do ensino médio, de uma escola pública regular.