O campo de pesquisa da dramaturgia da dança e do corpo é vasto, mas ainda pouco explorado. Esta pesquisa visa difundir esse campo, contextualizando e entendendo suas nuances, e delineando as especificidades da dança contemporânea. Nosso objetivo é compreender essa dança e encontrar sua conexão com os estudos dramatúrgicos. Devido à natureza poética e reflexiva desses campos, adotamos uma abordagem metodológica que combina a autoetnografia com a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Esta abordagem permite uma leitura do fenômeno a partir da experiência do pesquisador, bem como da interação com outros, promovendo a emancipação e a participação ativa no processo de aprendizagem. A pesquisa explora possibilidades dramatúrgicas para a criação e ensino da dança contemporânea, explicitando conceitos que fundamentam o "dispositivo coreo-dramatúrgico". Este conceito surge das vivências do autor em processos criativos e em ambientes de ensino, tanto em contato com outros corpos quanto individualmente. A metodologia proposta, fundamentada na pedagogia da autonomia, promove a experimentação, criação e ensino da dança contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva didática. Este estudo abre amplas possibilidades de exploração e aprofundamento, destacando os dispositivos coreo-dramatúrgicos como ferramentas para o ensino e criação na dança contemporânea, aplicáveis tanto para corpos já familiarizados com a dança quanto para iniciantes. Em suma, esta pesquisa evidencia que cada corpo é capaz de criar e propor dança a partir de sua própria perspectiva, tornando-se dramaturgo de sua dança e vida. Por ora, focaremos nos dispositivos coreo-dramatúrgicos, apresentando-os como elementos e caminhos para o ensino e criação na dança contemporânea, demonstrando que todos os corpos podem participar desse processo criativo, alinhando-se aos princípios da pedagogia da autonomia para fomentar a liberdade e a consciência crítica no aprendizado da dança.