Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DISPOSITIVOS COREO-DRAMATÚRGICOS: ABORDAGENS E EXERCÍCIOS DA AUTONOMIA EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ENSINO DE DANÇA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113110
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6029
    "inscrito_id" => 12545
    "titulo" => "DISPOSITIVOS COREO-DRAMATÚRGICOS: ABORDAGENS E EXERCÍCIOS DA AUTONOMIA EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ENSINO DE DANÇA"
    "resumo" => "O campo de pesquisa da dramaturgia da dança e do corpo é vasto, mas ainda pouco explorado. Esta pesquisa visa difundir esse campo, contextualizando e entendendo suas nuances, e delineando as especificidades da dança contemporânea. Nosso objetivo é compreender essa dança e encontrar sua conexão com os estudos dramatúrgicos. Devido à natureza poética e reflexiva desses campos, adotamos uma abordagem metodológica que combina a autoetnografia com a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Esta abordagem permite uma leitura do fenômeno a partir da experiência do pesquisador, bem como da interação com outros, promovendo a emancipação e a participação ativa no processo de aprendizagem. A pesquisa explora possibilidades dramatúrgicas para a criação e ensino da dança contemporânea, explicitando conceitos que fundamentam o "dispositivo coreo-dramatúrgico". Este conceito surge das vivências do autor em processos criativos e em ambientes de ensino, tanto em contato com outros corpos quanto individualmente. A metodologia proposta, fundamentada na pedagogia da autonomia, promove a experimentação, criação e ensino da dança contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva didática. Este estudo abre amplas possibilidades de exploração e aprofundamento, destacando os dispositivos coreo-dramatúrgicos como ferramentas para o ensino e criação na dança contemporânea, aplicáveis tanto para corpos já familiarizados com a dança quanto para iniciantes. Em suma, esta pesquisa evidencia que cada corpo é capaz de criar e propor dança a partir de sua própria perspectiva, tornando-se dramaturgo de sua dança e vida. Por ora, focaremos nos dispositivos coreo-dramatúrgicos, apresentando-os como elementos e caminhos para o ensino e criação na dança contemporânea, demonstrando que todos os corpos podem participar desse processo criativo, alinhando-se aos princípios da pedagogia da autonomia para fomentar a liberdade e a consciência crítica no aprendizado da dança."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12545_TB6029_23052024232554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Campos"
    "autor_email" => "omatheusco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113110
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6029
    "inscrito_id" => 12545
    "titulo" => "DISPOSITIVOS COREO-DRAMATÚRGICOS: ABORDAGENS E EXERCÍCIOS DA AUTONOMIA EM PROCESSOS DE CRIAÇÃO E ENSINO DE DANÇA"
    "resumo" => "O campo de pesquisa da dramaturgia da dança e do corpo é vasto, mas ainda pouco explorado. Esta pesquisa visa difundir esse campo, contextualizando e entendendo suas nuances, e delineando as especificidades da dança contemporânea. Nosso objetivo é compreender essa dança e encontrar sua conexão com os estudos dramatúrgicos. Devido à natureza poética e reflexiva desses campos, adotamos uma abordagem metodológica que combina a autoetnografia com a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Esta abordagem permite uma leitura do fenômeno a partir da experiência do pesquisador, bem como da interação com outros, promovendo a emancipação e a participação ativa no processo de aprendizagem. A pesquisa explora possibilidades dramatúrgicas para a criação e ensino da dança contemporânea, explicitando conceitos que fundamentam o "dispositivo coreo-dramatúrgico". Este conceito surge das vivências do autor em processos criativos e em ambientes de ensino, tanto em contato com outros corpos quanto individualmente. A metodologia proposta, fundamentada na pedagogia da autonomia, promove a experimentação, criação e ensino da dança contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva didática. Este estudo abre amplas possibilidades de exploração e aprofundamento, destacando os dispositivos coreo-dramatúrgicos como ferramentas para o ensino e criação na dança contemporânea, aplicáveis tanto para corpos já familiarizados com a dança quanto para iniciantes. Em suma, esta pesquisa evidencia que cada corpo é capaz de criar e propor dança a partir de sua própria perspectiva, tornando-se dramaturgo de sua dança e vida. Por ora, focaremos nos dispositivos coreo-dramatúrgicos, apresentando-os como elementos e caminhos para o ensino e criação na dança contemporânea, demonstrando que todos os corpos podem participar desse processo criativo, alinhando-se aos princípios da pedagogia da autonomia para fomentar a liberdade e a consciência crítica no aprendizado da dança."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD4_ID12545_TB6029_23052024232554.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS CAMPOS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Matheus Campos"
    "autor_email" => "omatheusco@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O campo de pesquisa da dramaturgia da dança e do corpo é vasto, mas ainda pouco explorado. Esta pesquisa visa difundir esse campo, contextualizando e entendendo suas nuances, e delineando as especificidades da dança contemporânea. Nosso objetivo é compreender essa dança e encontrar sua conexão com os estudos dramatúrgicos. Devido à natureza poética e reflexiva desses campos, adotamos uma abordagem metodológica que combina a autoetnografia com a pedagogia da autonomia de Paulo Freire. Esta abordagem permite uma leitura do fenômeno a partir da experiência do pesquisador, bem como da interação com outros, promovendo a emancipação e a participação ativa no processo de aprendizagem. A pesquisa explora possibilidades dramatúrgicas para a criação e ensino da dança contemporânea, explicitando conceitos que fundamentam o "dispositivo coreo-dramatúrgico". Este conceito surge das vivências do autor em processos criativos e em ambientes de ensino, tanto em contato com outros corpos quanto individualmente. A metodologia proposta, fundamentada na pedagogia da autonomia, promove a experimentação, criação e ensino da dança contemporânea, oferecendo uma nova perspectiva didática. Este estudo abre amplas possibilidades de exploração e aprofundamento, destacando os dispositivos coreo-dramatúrgicos como ferramentas para o ensino e criação na dança contemporânea, aplicáveis tanto para corpos já familiarizados com a dança quanto para iniciantes. Em suma, esta pesquisa evidencia que cada corpo é capaz de criar e propor dança a partir de sua própria perspectiva, tornando-se dramaturgo de sua dança e vida. Por ora, focaremos nos dispositivos coreo-dramatúrgicos, apresentando-os como elementos e caminhos para o ensino e criação na dança contemporânea, demonstrando que todos os corpos podem participar desse processo criativo, alinhando-se aos princípios da pedagogia da autonomia para fomentar a liberdade e a consciência crítica no aprendizado da dança.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.