CIDADANIA E PROTAGONISMO: O PAPEL DO ENSINO MEDIO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS E CONSCIENTES
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 108972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 3866 "titulo" => "CIDADANIA E PROTAGONISMO: O PAPEL DO ENSINO MEDIO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS E CONSCIENTES" "resumo" => "Este estudo explora o papel fundamental do Ensino Médio na formação de cidadãos ativos e conscientes, com foco na integração de abordagens pedagógicas inovadoras. Compreendendo a cidadania como participação ativa e consciente na sociedade, destaca-se a importância do Ensino Médio como etapa crucial para promover tais valores. A pesquisa visa analisar práticas pedagógicas, identificar desafios enfrentados pelos educadores e investigar a integração eficaz de tecnologia nesse contexto. Baseada em teorias como as de Delors, Freire e Saviani, a abordagem holística proposta enfatiza a necessidade de ir além da mera transmissão de conhecimento, promovendo competências essenciais. Os objetivos incluem a análise de práticas pedagógicas relacionadas à formação cidadã, a identificação de desafios enfrentados pelos educadores na promoção do protagonismo dos alunos e a investigação da integração eficaz da tecnologia no Ensino Médio. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas com educadores e questionários para alunos. A metodologia mista busca uma compreensão abrangente, combinando elementos qualitativos e quantitativos. O referencial teórico destaca a importância de uma educação que transcenda barreiras disciplinares, promova o protagonismo estudantil e utilize a tecnologia de maneira eficaz. A análise das desigualdades educacionais, sob a ótica de Bourdieu e Bernstein, oferece insights cruciais para garantir a acessibilidade da educação cidadã a todos os estudantes. Em suma, este estudo contribui para a compreensão do papel do Ensino Médio na formação cidadã, fornecendo recomendações para educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais. A pesquisa busca promover uma educação mais alinhada aos princípios da cidadania e do protagonismo, preparando os jovens para serem agentes transformadores em uma sociedade dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3866_TB161_23102024115804.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSEMEIRE MOREIRA DA COSTA MENEZES" "autor_nome_curto" => "Rose Costa" "autor_email" => "rosemeireseduc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 108972 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 161 "inscrito_id" => 3866 "titulo" => "CIDADANIA E PROTAGONISMO: O PAPEL DO ENSINO MEDIO NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS ATIVOS E CONSCIENTES" "resumo" => "Este estudo explora o papel fundamental do Ensino Médio na formação de cidadãos ativos e conscientes, com foco na integração de abordagens pedagógicas inovadoras. Compreendendo a cidadania como participação ativa e consciente na sociedade, destaca-se a importância do Ensino Médio como etapa crucial para promover tais valores. A pesquisa visa analisar práticas pedagógicas, identificar desafios enfrentados pelos educadores e investigar a integração eficaz de tecnologia nesse contexto. Baseada em teorias como as de Delors, Freire e Saviani, a abordagem holística proposta enfatiza a necessidade de ir além da mera transmissão de conhecimento, promovendo competências essenciais. Os objetivos incluem a análise de práticas pedagógicas relacionadas à formação cidadã, a identificação de desafios enfrentados pelos educadores na promoção do protagonismo dos alunos e a investigação da integração eficaz da tecnologia no Ensino Médio. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas com educadores e questionários para alunos. A metodologia mista busca uma compreensão abrangente, combinando elementos qualitativos e quantitativos. O referencial teórico destaca a importância de uma educação que transcenda barreiras disciplinares, promova o protagonismo estudantil e utilize a tecnologia de maneira eficaz. A análise das desigualdades educacionais, sob a ótica de Bourdieu e Bernstein, oferece insights cruciais para garantir a acessibilidade da educação cidadã a todos os estudantes. Em suma, este estudo contribui para a compreensão do papel do Ensino Médio na formação cidadã, fornecendo recomendações para educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais. A pesquisa busca promover uma educação mais alinhada aos princípios da cidadania e do protagonismo, preparando os jovens para serem agentes transformadores em uma sociedade dinâmica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3866_TB161_23102024115804.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA ROSEMEIRE MOREIRA DA COSTA MENEZES" "autor_nome_curto" => "Rose Costa" "autor_email" => "rosemeireseduc@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }