Este estudo explora o papel fundamental do Ensino Médio na formação de cidadãos ativos e conscientes, com foco na integração de abordagens pedagógicas inovadoras. Compreendendo a cidadania como participação ativa e consciente na sociedade, destaca-se a importância do Ensino Médio como etapa crucial para promover tais valores. A pesquisa visa analisar práticas pedagógicas, identificar desafios enfrentados pelos educadores e investigar a integração eficaz de tecnologia nesse contexto. Baseada em teorias como as de Delors, Freire e Saviani, a abordagem holística proposta enfatiza a necessidade de ir além da mera transmissão de conhecimento, promovendo competências essenciais. Os objetivos incluem a análise de práticas pedagógicas relacionadas à formação cidadã, a identificação de desafios enfrentados pelos educadores na promoção do protagonismo dos alunos e a investigação da integração eficaz da tecnologia no Ensino Médio. A pesquisa será conduzida por meio de revisão bibliográfica, análise documental, entrevistas com educadores e questionários para alunos. A metodologia mista busca uma compreensão abrangente, combinando elementos qualitativos e quantitativos. O referencial teórico destaca a importância de uma educação que transcenda barreiras disciplinares, promova o protagonismo estudantil e utilize a tecnologia de maneira eficaz. A análise das desigualdades educacionais, sob a ótica de Bourdieu e Bernstein, oferece insights cruciais para garantir a acessibilidade da educação cidadã a todos os estudantes. Em suma, este estudo contribui para a compreensão do papel do Ensino Médio na formação cidadã, fornecendo recomendações para educadores, gestores e formuladores de políticas educacionais. A pesquisa busca promover uma educação mais alinhada aos princípios da cidadania e do protagonismo, preparando os jovens para serem agentes transformadores em uma sociedade dinâmica.