Este artigo pretende apresentar os caminhos percorridos pela Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora para a implementação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC nas escolas municipais da cidade. A principal questão a ser respondida será: Como o contexto foi criado e quais as prioridades foram utilizadas para sedução dos envolvidos com essa política? Para isso, apresentará uma cronologia das ações, tendo como referência a homologação do Parecer CNE/CP n.º 15/2017. Sendo o corte temporal estabelecido entre os anos de 2018 a 2021. A pesquisa se deu por meio dos materiais disponíveis no sítio eletrônico da Secretaria de Educação, materiais disponibilizados nas plataformas do YouTube, Cadinho de Prosa e Tempo de Anunciar. As principais referências teóricas estão ancoradas nas ideias de Ernesto Laclau, documentos oficiais do Governo Federal e Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, bem como estudiosos do campo do currículo como Alice Casimiro, Regina Leite Garcia, Antonio Flávio Barbosa, Michael Young, Maria Luiza Sussekind, entre outros. As análises permitiram identificar que a rede municipal de educação de Juiz de Fora fez a revisão de sua proposta curricular existente à luz da BNCC, sendo esta revisão considerada um momento de rica discussão e envolveu todos os componentes curriculares e etapas de ensino. Foi possível observar dificuldade em alcançar professores de áreas como inglês, geografia e ciências para ampla discussão, reconhecimento das diferentes condições de trabalho e formação docente e a importância de investimento no envolvimento dos profissionais da educação e atenção para as realidades de cada localidade escolar.