CURRÍCULO DA LIBRAS: ESTADO DA ARTE.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 10154 "titulo" => "CURRÍCULO DA LIBRAS: ESTADO DA ARTE." "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais - Libras é uma língua visual-espacial com sistema linguístico próprio, podendo ser utilizada para a comunicação com pessoas surdas, para a produção de arte e literatura, e, principalmente, para e no ensino. Sendo uma língua reconhecida em 2002 e tendo seu ensino obrigatório nos cursos de licenciatura por meio do decreto nº 5.626/05, a disciplina de Libras procura atender uma diversidade enorme de cursos de formação de professores. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar o estado da arte sobre o currículo da Libras, para compreender como andam as discussões sobre o currículo que orientam sobre o papel da disciplina. Os posicionamentos de teóricos consagrados na área da Libras como Quadros (2019) e Gesser (2012), que orientam quanto ao papel da disciplina de Libras, embasou este trabalho. Para realizar o estado da arte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica nos Periódicos da Capes, buscando trabalhos revisados por pares e de acesso livre com as seguintes palavras-chaves: Libras, currículo, objetivos. Obteve-se como resultado os trabalhos de Proença, Andrade e Andrade (2016), Carniel (2018), Antonio e Kelman (2019), Kendrick e Cruz (2020), que discutem e analisam o currículo da disciplina no ensino superior, verificando carga-horária e conteúdos programáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10154_TB2329_07102024141644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁCIO DE LIMA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "Kácio de Lima" "autor_email" => "kaciodelima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110516 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2329 "inscrito_id" => 10154 "titulo" => "CURRÍCULO DA LIBRAS: ESTADO DA ARTE." "resumo" => "A Língua Brasileira de Sinais - Libras é uma língua visual-espacial com sistema linguístico próprio, podendo ser utilizada para a comunicação com pessoas surdas, para a produção de arte e literatura, e, principalmente, para e no ensino. Sendo uma língua reconhecida em 2002 e tendo seu ensino obrigatório nos cursos de licenciatura por meio do decreto nº 5.626/05, a disciplina de Libras procura atender uma diversidade enorme de cursos de formação de professores. Diante disso, este trabalho tem como objetivo realizar o estado da arte sobre o currículo da Libras, para compreender como andam as discussões sobre o currículo que orientam sobre o papel da disciplina. Os posicionamentos de teóricos consagrados na área da Libras como Quadros (2019) e Gesser (2012), que orientam quanto ao papel da disciplina de Libras, embasou este trabalho. Para realizar o estado da arte, utilizou-se de pesquisa bibliográfica nos Periódicos da Capes, buscando trabalhos revisados por pares e de acesso livre com as seguintes palavras-chaves: Libras, currículo, objetivos. Obteve-se como resultado os trabalhos de Proença, Andrade e Andrade (2016), Carniel (2018), Antonio e Kelman (2019), Kendrick e Cruz (2020), que discutem e analisam o currículo da disciplina no ensino superior, verificando carga-horária e conteúdos programáticos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10154_TB2329_07102024141644.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "KÁCIO DE LIMA EVANGELISTA" "autor_nome_curto" => "Kácio de Lima" "autor_email" => "kaciodelima@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }