Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DA DISCUSSÃO SOBRE DIFERENTES TIPOS DE AVALIAÇÃO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma experiência educacional vivenciada em uma disciplina optativa do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense - Campus Rio do Sul. A disciplina intitulada "Tópicos Especiais em Educação Matemática", concentrou-se na temática da avaliação, abordando diferentes aspectos, como práticas educativas, diferentes concepções de avaliação escolar e formas de avaliação. Como parte final da disciplina, os acadêmicos realizaram uma pesquisa sobre diferentes tipos de avaliação, dentre as quais, estavam as avaliações em larga escala. Para avaliar as apresentações, os acadêmicos decidiram adotar uma abordagem colaborativa, na qual tanto a professora quanto os acadêmicos elaboraram um formulário com dez critérios avaliativos. Após cada apresentação, os participantes responderam anonimamente ao questionário, permitindo uma avaliação mais imparcial. A explanação sobre avaliações em larga escala incluiu cinco tópicos: definição, contexto histórico, sua relação com documentos norteadores educacionais, principais avaliações brasileiras e referenciais teóricos que consideravam seus aspectos positivos e negativos. Além das apresentações, os acadêmicos também elaboraram folders sobre cada tipo de avaliação, visando sua divulgação para outros estudantes do curso. A discussão em torno das avaliações em larga escala destacou sua importância tanto como ferramenta de melhoria das práticas educacionais quanto como um instrumento relevante para refletir e debater nos cursos de formação de professores, visando garantir uma abordagem sensível, crítica e focada no aprimoramento do processo de ensino e de aprendizagem, em detrimento de abordagens puramente classificatórias. Essa reflexão se alinha com os princípios estabelecidos pela Lei de Diretrizes e Bases de 1996, que busca melhorar a qualidade da Educação em todos os níveis de Ensino.

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