CONSELHO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA UNIDADE DE ENSINO DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL, 2022 A 2023
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114675 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8288 "inscrito_id" => 19238 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA UNIDADE DE ENSINO DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL, 2022 A 2023" "resumo" => "O Conselho Escolar emerge como um dos pilares fundamentais da gestão democrática nas instituições de ensino, representando um espaço vital onde comunidade escolar e local se reúnem para debater e deliberar sobre questões pertinentes ao ambiente educacional. Este órgão, constituído nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, assume o papel na promoção da participação, transparência e eficácia na administração escolar, refletindo os valores democráticos e a busca pela excelência educacional no município. Assim, o trabalho objetiva analisar a efetiva participação dos conselheiros na gestão pedagógica, administrativa e financeira do Conselho Escolar da Escola Municipal Escritor Lima Barreto, Manaus-AM. Seguiu-se a abordagem qualitativa e descritiva para compreensão do papel desempenhado pelo Conselho Escolar na promoção da gestão democrática. Quanto ao referencial teórico, destacam-se: Freire (2000), Lima (2020), Paiva (2018), Riscal (2019), Souza (2018, 2021), Hambach (2023), Guedes (2022, 2024). O resultado da pesquisa demonstrou que o Conselho Escolar não influenciou as políticas e práticas educacionais como deveria, as vozes não estavam sendo ouvidas e consideradas e os recursos financeiros estavam comprometidos pela falta de transparência e efetiva participação dos conselheiros. É importante motivar e proporcionar um ambiente de diálogo, reuniões colaborativas com a comunidade escolar e membros conselheiros, ouvir sugestões, críticas e propostas resoluções, investir na capacitação e formação dos membros do Conselho Escolar e colocar em prática a máxima transparência dos recursos públicos administrados no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19238_TB8288_21102024200819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISMAR GOMES LACERDA" "autor_nome_curto" => "Janismar Gomes" "autor_email" => "janismarlacerda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114675 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8288 "inscrito_id" => 19238 "titulo" => "CONSELHO ESCOLAR: UMA FERRAMENTA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA UNIDADE DE ENSINO DE MANAUS, AMAZONAS, BRASIL, 2022 A 2023" "resumo" => "O Conselho Escolar emerge como um dos pilares fundamentais da gestão democrática nas instituições de ensino, representando um espaço vital onde comunidade escolar e local se reúnem para debater e deliberar sobre questões pertinentes ao ambiente educacional. Este órgão, constituído nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, assume o papel na promoção da participação, transparência e eficácia na administração escolar, refletindo os valores democráticos e a busca pela excelência educacional no município. Assim, o trabalho objetiva analisar a efetiva participação dos conselheiros na gestão pedagógica, administrativa e financeira do Conselho Escolar da Escola Municipal Escritor Lima Barreto, Manaus-AM. Seguiu-se a abordagem qualitativa e descritiva para compreensão do papel desempenhado pelo Conselho Escolar na promoção da gestão democrática. Quanto ao referencial teórico, destacam-se: Freire (2000), Lima (2020), Paiva (2018), Riscal (2019), Souza (2018, 2021), Hambach (2023), Guedes (2022, 2024). O resultado da pesquisa demonstrou que o Conselho Escolar não influenciou as políticas e práticas educacionais como deveria, as vozes não estavam sendo ouvidas e consideradas e os recursos financeiros estavam comprometidos pela falta de transparência e efetiva participação dos conselheiros. É importante motivar e proporcionar um ambiente de diálogo, reuniões colaborativas com a comunidade escolar e membros conselheiros, ouvir sugestões, críticas e propostas resoluções, investir na capacitação e formação dos membros do Conselho Escolar e colocar em prática a máxima transparência dos recursos públicos administrados no âmbito escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID19238_TB8288_21102024200819.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANISMAR GOMES LACERDA" "autor_nome_curto" => "Janismar Gomes" "autor_email" => "janismarlacerda@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }