O Conselho Escolar emerge como um dos pilares fundamentais da gestão democrática nas instituições de ensino, representando um espaço vital onde comunidade escolar e local se reúnem para debater e deliberar sobre questões pertinentes ao ambiente educacional. Este órgão, constituído nas escolas da Secretaria Municipal de Educação de Manaus, assume o papel na promoção da participação, transparência e eficácia na administração escolar, refletindo os valores democráticos e a busca pela excelência educacional no município. Assim, o trabalho objetiva analisar a efetiva participação dos conselheiros na gestão pedagógica, administrativa e financeira do Conselho Escolar da Escola Municipal Escritor Lima Barreto, Manaus-AM. Seguiu-se a abordagem qualitativa e descritiva para compreensão do papel desempenhado pelo Conselho Escolar na promoção da gestão democrática. Quanto ao referencial teórico, destacam-se: Freire (2000), Lima (2020), Paiva (2018), Riscal (2019), Souza (2018, 2021), Hambach (2023), Guedes (2022, 2024). O resultado da pesquisa demonstrou que o Conselho Escolar não influenciou as políticas e práticas educacionais como deveria, as vozes não estavam sendo ouvidas e consideradas e os recursos financeiros estavam comprometidos pela falta de transparência e efetiva participação dos conselheiros. É importante motivar e proporcionar um ambiente de diálogo, reuniões colaborativas com a comunidade escolar e membros conselheiros, ouvir sugestões, críticas e propostas resoluções, investir na capacitação e formação dos membros do Conselho Escolar e colocar em prática a máxima transparência dos recursos públicos administrados no âmbito escolar.