A obra fílmica Sociedade dos poetas mortos foi lançada em 1990, recebendo muitas premiações. O enredo do filme se passa no ano de 1959 o qual, a maior parte do tempo, retrata uma escola elitista para meninos, chamada “Welton academy”. A disciplina, o autoritarismo e a obediência são os fundamentos que norteiam as práticas pedagógicas adotadas pela escola. Nesse viés, as aulas baseiam-se em uma Tendência Pedagógica Tradicional, a medida em que os alunos são meros ouvintes e reprodutores dos ensinamentos repassados, sem o possível direito de opinar. Com base nas reflexões geradas pela obra fílmica, é importante abordar as questões problemáticas que afetam os alunos a partir do ensino Tradicional, uma vez que esse tipo de ensino ainda acontece. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo propor uma análise do filme para refletir sobre as problemáticas de um ensino pautado na Tendência Pedagógica Tradicional, e os possíveis danos que causam para a vida pessoal e futuro profissional dos alunos que são submetidos a esse tipo de pedagogia. Ademais, a metodologia utilizada para desenvolver a pesquisa é de caráter qualitativa e com a abordagem bibliográfica, tendo como aporte teórico os estudiosos José Carlos Libâneo (2006), Dermeval Saviani (2005), Bakhtin (2014) e outros. Identifica-se, a princípio, os déficits no aspecto crítico e argumentativo, a medida em que o estudante não é incentivado a questionar ou argumentar sobre a realidade ao seu redor nessa prática pedagógica, e desse modo torna-se um simples reprodutor de ensinamentos e percepções.