relato tem como objetivo apresentar a reflexão das pesquisadoras sobre os desafios que os estudantes do Ensino Médio enfrentam na escrita criativa. Observações, e os avanços dos estudantes nesta etapa de ensino e aprendizagem. Como educadoras, e especificamente como professora e intérprete de escola pública da rede estadual na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, foi analisado am os retrocessos e ganhos das políticas públicas, com estudantes desse adiantamento. Partindo de um contexto com uma proposta que visa trabalhar com esses públicos e a exigência de uma base específica. Dessa forma, combinar a prática com a teoria existente sobre o assunto, traçando conversas com diversos autores e apontando algumas questões. O objetivo deste trabalho foi verificar a aplicabilidade de estratégias de ensino da escrita criativa em atividades presenciais destinadas a alunos do Ensino Médio. Dessa forma, proporcionou a oportunidade de compreensão de conceitos e aplicações relacionadas ao conteúdo apresentado no início do encontro. A apresentação pode fornecer suporte que possibilitou aos alunos alcançar o sucesso cognitivo na resolução de problemas e mostrar ótimas produções escritas.A escrita criativa é uma forma de os alunos se expressarem de uma maneira mais “livre”, sem julgamentos, já que prevê um formato mais flexível. O professor não precisa escolher um tema ou um assunto específico, como é feito nas aulas de produção textual (redação), em que o aluno deve “encaixar” argumentos para formar um texto de no máximo trinta linhas. Ainda assim, o docente precisa conduzir a escrita, com pequenas orientações, ainda que sem as amarras do modelo mais tradicional. Esse novo formato de condução da escrita é que visa ao desenvolvimento da criatividade do escritor.