A educação infantil primeira etapa na vida escolar das crianças é um convite a descobertas, tudo é novidade, as salas de referência tendem a ser coloridas, com brinquedos dispostos e acessíveis, os livros infantis também devem estar de fácil manuseio, pois acreditamos que podemos despertar o prazer pela leitura nas crianças desde pequenas. Pensando, em particular, oportunizar um ambiente para a literatura infantil, destacando a sua importância, sugerimos a criação do cantinho de leitura, espaço criado dentro da sala de referência, destinado à interação das crianças com os livros, revistas e gibis. Os suportes textuais devem ficar à disposição delas, de acesso livre e direto, os pequenos vão poder folhear os livros, brincar de ler, e ouvir histórias contadas pelas professoras. Nosso objetivo geral foi criar um cantinho de leitura na sala de referência para oportunizar as práticas de leitura, e como objetivos específicos, tivemos: Planejar e organizar os livros de acordo com a faixa etária e interesse da turma; realizar a vivência de contação de história num ambiente aconchegante; e observar as interações possíveis entre criança e criança, criança e ambiente, e criança e suportes textuais. Este trabalho buscou compreender como os cantinhos de leitura podem fomentar a formação leitora das crianças na educação infantil. Para tal lançamos mão da metodologia do estudo de caso, a estratégia utilizada na coleta de dados foi observações na sala de referência e uma entrevista com as professoras. As análises de dados foram organizadas em função das concepções que abordam o uso da literatura no espaço planejado, e como o cantinho de leitura foi utilizado pelas crianças. Considera-se que as discussões desenvolvidas nas análises do estudo é que as professoras podem usar diariamente esse espaço como forma de contribuir para que as suas crianças desenvolvam o gosto pela leitura, ainda na educação infantil.