A IMPORTÂNCIA DOS CANTINHOS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109316 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 642 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CANTINHOS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil primeira etapa na vida escolar das crianças é um convite a descobertas, tudo é novidade, as salas de referência tendem a ser coloridas, com brinquedos dispostos e acessíveis, os livros infantis também devem estar de fácil manuseio, pois acreditamos que podemos despertar o prazer pela leitura nas crianças desde pequenas. Pensando, em particular, oportunizar um ambiente para a literatura infantil, destacando a sua importância, sugerimos a criação do cantinho de leitura, espaço criado dentro da sala de referência, destinado à interação das crianças com os livros, revistas e gibis. Os suportes textuais devem ficar à disposição delas, de acesso livre e direto, os pequenos vão poder folhear os livros, brincar de ler, e ouvir histórias contadas pelas professoras. Nosso objetivo geral foi criar um cantinho de leitura na sala de referência para oportunizar as práticas de leitura, e como objetivos específicos, tivemos: Planejar e organizar os livros de acordo com a faixa etária e interesse da turma; realizar a vivência de contação de história num ambiente aconchegante; e observar as interações possíveis entre criança e criança, criança e ambiente, e criança e suportes textuais. Este trabalho buscou compreender como os cantinhos de leitura podem fomentar a formação leitora das crianças na educação infantil. Para tal lançamos mão da metodologia do estudo de caso, a estratégia utilizada na coleta de dados foi observações na sala de referência e uma entrevista com as professoras. As análises de dados foram organizadas em função das concepções que abordam o uso da literatura no espaço planejado, e como o cantinho de leitura foi utilizado pelas crianças. Considera-se que as discussões desenvolvidas nas análises do estudo é que as professoras podem usar diariamente esse espaço como forma de contribuir para que as suas crianças desenvolvam o gosto pela leitura, ainda na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID894_TB642_03102024164037.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "marybernardo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109316 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 642 "inscrito_id" => 894 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DOS CANTINHOS DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO LEITORA DAS CRIANÇAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A educação infantil primeira etapa na vida escolar das crianças é um convite a descobertas, tudo é novidade, as salas de referência tendem a ser coloridas, com brinquedos dispostos e acessíveis, os livros infantis também devem estar de fácil manuseio, pois acreditamos que podemos despertar o prazer pela leitura nas crianças desde pequenas. Pensando, em particular, oportunizar um ambiente para a literatura infantil, destacando a sua importância, sugerimos a criação do cantinho de leitura, espaço criado dentro da sala de referência, destinado à interação das crianças com os livros, revistas e gibis. Os suportes textuais devem ficar à disposição delas, de acesso livre e direto, os pequenos vão poder folhear os livros, brincar de ler, e ouvir histórias contadas pelas professoras. Nosso objetivo geral foi criar um cantinho de leitura na sala de referência para oportunizar as práticas de leitura, e como objetivos específicos, tivemos: Planejar e organizar os livros de acordo com a faixa etária e interesse da turma; realizar a vivência de contação de história num ambiente aconchegante; e observar as interações possíveis entre criança e criança, criança e ambiente, e criança e suportes textuais. Este trabalho buscou compreender como os cantinhos de leitura podem fomentar a formação leitora das crianças na educação infantil. Para tal lançamos mão da metodologia do estudo de caso, a estratégia utilizada na coleta de dados foi observações na sala de referência e uma entrevista com as professoras. As análises de dados foram organizadas em função das concepções que abordam o uso da literatura no espaço planejado, e como o cantinho de leitura foi utilizado pelas crianças. Considera-se que as discussões desenvolvidas nas análises do estudo é que as professoras podem usar diariamente esse espaço como forma de contribuir para que as suas crianças desenvolvam o gosto pela leitura, ainda na educação infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID894_TB642_03102024164037.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA JOSÉ GONÇALVES BERNARDO" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "marybernardo@live.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }