A emergência da implementação de novas práticas educativas tem ocupado espaço significativo no contexto das universidades, tendo em vista o período da pandemia que impulsionou a vivência de experiências importantes do uso das tecnologias educacionais que potencializaram a participação e a colaboração do estudante no processo de aprendizagem. A partir desta vivência foi evidenciada a necessidade de mudança no processo de avaliação da aprendizagem objetivando valorizar a inserção dos estudantes em um processo de registros de suas aprendizagens diárias, a partir de suas reflexões sobre quais aspectos das aulas foram relevantes para sua aprendizagem e como estes aspectos contribuíram para seu processo formativo no curso de Biologia. O padlet foi utilizado como recurso virtual para construção individual de um portfólio, onde cada estudante de forma autoral, após orientação didática, elaborou o seu mural online registrando diariamente cada momento de aprendizagem. A experiência vivenciada através do padlet como instrumento de avaliação formativa, no curso de Bacharelado e Licenciatura em Biologia, da UESB, teve como objetivo avaliar a aprendizagem em Geologia e Paleontologia, no percurso diário de reflexão sobre os aspectos principais dos temas trabalhados, e de como estes aspectos contribuiam para o processo formativo. Ao experienciar o uso deste recurso nas disciplinas do curso de Biologia, separadamente, e constatar a sua potencialidade para a aprendizagem, sugere-se que o mesmo possa ser utilizado de diferentes formas, oportunizado o trabalho colaborativo no semestre, de forma interdisciplinar, onde os componentes curriculares do semestre, podem utilizar-se de um mural online único para registrarem suas aprendizagens. A potencialidade do uso desta interface como oportunidade de avaliação formativa permite aos estudantes a reflexão sobre a importância dos temas trabalhados em seu processo de formação, a autoavaliação, e ao mesmo tempo, estimula o entendimento sobre a função destes temas e a sua aplicação no contexto social.