As tecnologias digitais são ferramentas extremamente eficazes, quando utilizadas com intencionalidade bem estabelecidas, essas ferramentas podem ser meios facilitadores para o desenvolvimento de diversos conceitos em diferentes áreas de conhecimento. No processo de ensino e aprendizagem da geografia, essas ferramentas que podem ser jogos, vídeos, podcasts e até mesmo aplicativos do cotidiano como o gps, podem contribuir para ampliar as possibilidades e perspectivas em sala de aula, proporcionando abordagens inovadoras e recursos que favorecem a participação do aluno nas aulas, favorecendo o processo de ensino aprendizagem, além de preparar o aluno para compreender o mundo globalizado que está em constante mudança. Essas mudanças no modo de vida das pessoas, aconteceram em uma velocidade na qual os sistemas educacionais e as escolas não conseguem acompanhar, por isso, muitas vezes a escola percebe as tecnologias como um empecilho na sala de aula, criando uma certa resistência a mudanças. Além do levantamento de tecnologias digitais, esta pesquisa também caracteriza-se como um um estudo bibliográfico, assumindo como principal objetivo analisar tecnologias digitais, explorando suas potencialidades e articulando com as discussões propostas por autores como Cavalcante (2018), Facincani(2011), dentre outros, os principais resultados apontam que essas ferramentas estão imersas no cotidiano da humanidade e utilizá-los em sala de aula é aproximar a educação com a vida dos estudantes, construindo não só conhecimentos geográficos mas sim conhecimentos de mundo, favorecendo diferentes compreensões nas vivências fora da sala de aula.