E QUE VENHAM NOVOS SORRISOS, NOVAS HISTÓRIAS E NOVAS PESSOAS: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109435 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 802 "inscrito_id" => 7186 "titulo" => "E QUE VENHAM NOVOS SORRISOS, NOVAS HISTÓRIAS E NOVAS PESSOAS: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "O presente artigo trata sobre o projeto de incentivo à leitura intitulado “E que venham novos sorrisos, novas histórias e novas pessoas”, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do município de Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o ano letivo de 2023. Este trabalho foi idealizado e realizado por duas professoras deste estabelecimento de ensino, com apoio dos(as) demais docentes, grupo gestor e pais dos(as) discentes. Teve como principal objetivo, desenvolver nos educandos o prazer pela leitura, considerando as seguintes dimensões: Conhecimento/Cognição (C), Sentimento/Afetividade (S) e Ação (A). As teorias que fundamentaram esta proposta foram: a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE), de Leonel Correia Pinto e o modelo de comportamento informacional Information Search Process (ISP), de Carol Kuhlthau. Ambas defendem a leitura como condição necessária para o desenvolvimento de uma existência plena, integrando o que pensa, o que sente e o que faz possibilitando o conhecimento de si mesmo em inter-relação com o outro e o mundo. A metodologia qualitativa utilizada foi o estudo de caso, por se tratar de amostra pequena que não permite inferência. Com base nos dados coletados no primeiro bimestre letivo de 2023, referentes às dificuldades de leitura e interpretação de texto apresentadas pelos(as) alunos(as), foram planejadas e executadas atividades diferenciadas e de caráter interdisciplinar, para os 312 discentes, do 1º ao 5º ano. Observou-se nos (as) educandos(as) no decorrer e no final do processo, o desenvolvimento de potencialidades para a formação do leitor satisfeito, crítico, capaz de decifrar e interpretar o código da linguagem e, principalmente, motivado para ler. Identificou-se também mudança qualitativa, notadamente no que se refere à aquisição de conhecimento linguístico; ampliação da capacidade cognitiva, crítica e criativa; fortalecimento das relações afetivas e vivência de experiências motoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7186_TB802_21102024140329.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSEMEIRE" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109435 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 802 "inscrito_id" => 7186 "titulo" => "E QUE VENHAM NOVOS SORRISOS, NOVAS HISTÓRIAS E NOVAS PESSOAS: PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA" "resumo" => "O presente artigo trata sobre o projeto de incentivo à leitura intitulado “E que venham novos sorrisos, novas histórias e novas pessoas”, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do município de Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o ano letivo de 2023. Este trabalho foi idealizado e realizado por duas professoras deste estabelecimento de ensino, com apoio dos(as) demais docentes, grupo gestor e pais dos(as) discentes. Teve como principal objetivo, desenvolver nos educandos o prazer pela leitura, considerando as seguintes dimensões: Conhecimento/Cognição (C), Sentimento/Afetividade (S) e Ação (A). As teorias que fundamentaram esta proposta foram: a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE), de Leonel Correia Pinto e o modelo de comportamento informacional Information Search Process (ISP), de Carol Kuhlthau. Ambas defendem a leitura como condição necessária para o desenvolvimento de uma existência plena, integrando o que pensa, o que sente e o que faz possibilitando o conhecimento de si mesmo em inter-relação com o outro e o mundo. A metodologia qualitativa utilizada foi o estudo de caso, por se tratar de amostra pequena que não permite inferência. Com base nos dados coletados no primeiro bimestre letivo de 2023, referentes às dificuldades de leitura e interpretação de texto apresentadas pelos(as) alunos(as), foram planejadas e executadas atividades diferenciadas e de caráter interdisciplinar, para os 312 discentes, do 1º ao 5º ano. Observou-se nos (as) educandos(as) no decorrer e no final do processo, o desenvolvimento de potencialidades para a formação do leitor satisfeito, crítico, capaz de decifrar e interpretar o código da linguagem e, principalmente, motivado para ler. Identificou-se também mudança qualitativa, notadamente no que se refere à aquisição de conhecimento linguístico; ampliação da capacidade cognitiva, crítica e criativa; fortalecimento das relações afetivas e vivência de experiências motoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7186_TB802_21102024140329.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSEMEIRE MEDEIROS SILVEIRA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSEMEIRE" "autor_email" => "melojosemeire@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }