O presente artigo trata sobre o projeto de incentivo à leitura intitulado “E que venham novos sorrisos, novas histórias e novas pessoas”, realizado numa Escola de Ensino Fundamental do município de Juazeiro do Norte, no Ceará, durante o ano letivo de 2023. Este trabalho foi idealizado e realizado por duas professoras deste estabelecimento de ensino, com apoio dos(as) demais docentes, grupo gestor e pais dos(as) discentes. Teve como principal objetivo, desenvolver nos educandos o prazer pela leitura, considerando as seguintes dimensões: Conhecimento/Cognição (C), Sentimento/Afetividade (S) e Ação (A). As teorias que fundamentaram esta proposta foram: a Metodologia da Compreensão Existencial (MCE), de Leonel Correia Pinto e o modelo de comportamento informacional Information Search Process (ISP), de Carol Kuhlthau. Ambas defendem a leitura como condição necessária para o desenvolvimento de uma existência plena, integrando o que pensa, o que sente e o que faz possibilitando o conhecimento de si mesmo em inter-relação com o outro e o mundo. A metodologia qualitativa utilizada foi o estudo de caso, por se tratar de amostra pequena que não permite inferência. Com base nos dados coletados no primeiro bimestre letivo de 2023, referentes às dificuldades de leitura e interpretação de texto apresentadas pelos(as) alunos(as), foram planejadas e executadas atividades diferenciadas e de caráter interdisciplinar, para os 312 discentes, do 1º ao 5º ano. Observou-se nos (as) educandos(as) no decorrer e no final do processo, o desenvolvimento de potencialidades para a formação do leitor satisfeito, crítico, capaz de decifrar e interpretar o código da linguagem e, principalmente, motivado para ler. Identificou-se também mudança qualitativa, notadamente no que se refere à aquisição de conhecimento linguístico; ampliação da capacidade cognitiva, crítica e criativa; fortalecimento das relações afetivas e vivência de experiências motoras.