Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113433
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6507
    "inscrito_id" => 12476
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS"
    "resumo" => "A educação enfrenta desafios com a ascensão da geração dos nômades digitais, caracterizada por uma vida de constante mobilidade e dependência de tecnologias digitais. Este artigo tem O objetivo estudar os principais desafios e propor soluções viáveis para adaptar o sistema educacional a essa nova geração. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores educacionais e estudantes, além de uma revisão bibliográfica. Proporcionando uma compreensão detalhada das percepções, desafios e necessidades dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dessa geração. É preciso desenvolver currículos flexíveis, acessíveis e que integrem habilidades digitais e competências globais. A tecnologia emerge como um elemento central, exigindo investimentos significativos em plataformas de ensino à distância e na capacitação contínua dos professores para o uso eficaz dessas ferramentas, além de exigir atualizações constantes nas práticas de ensino. O engajamento dos alunos representa um desafio significativo, destacando a necessidade de métodos de ensino interativos e avaliações que reflitam as realidades e contextos dos nômades digitais. Além disso, a inclusão e a acessibilidade surgem como questões críticas, requerendo soluções inovadoras para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua classe social, tenham acesso à educação de qualidade. A gestão educacional precisa ser cada vez mais inovadora e adaptável para enfrentar os desafios impostos pela geração dos nômades. As estratégias sugeridas incluem a flexibilidade curricular, o fortalecimento de parcerias entre instituições educacionais e empresas de tecnologia, e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, financeiras e socioemocionais. Este artigo visa contribuir para a reflexão e discussão sobre como preparar nossas instituições educacionais para atender a uma geração em constante movimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB6507_07062024224345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO"
    "autor_nome_curto" => "CELINA"
    "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113433
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6507
    "inscrito_id" => 12476
    "titulo" => "OS DESAFIOS DA GESTÃO EDUCACIONAL NO ENSINO DA GERAÇÃO DOS NÔMADES DIGITAIS"
    "resumo" => "A educação enfrenta desafios com a ascensão da geração dos nômades digitais, caracterizada por uma vida de constante mobilidade e dependência de tecnologias digitais. Este artigo tem O objetivo estudar os principais desafios e propor soluções viáveis para adaptar o sistema educacional a essa nova geração. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores educacionais e estudantes, além de uma revisão bibliográfica. Proporcionando uma compreensão detalhada das percepções, desafios e necessidades dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dessa geração. É preciso desenvolver currículos flexíveis, acessíveis e que integrem habilidades digitais e competências globais. A tecnologia emerge como um elemento central, exigindo investimentos significativos em plataformas de ensino à distância e na capacitação contínua dos professores para o uso eficaz dessas ferramentas, além de exigir atualizações constantes nas práticas de ensino. O engajamento dos alunos representa um desafio significativo, destacando a necessidade de métodos de ensino interativos e avaliações que reflitam as realidades e contextos dos nômades digitais. Além disso, a inclusão e a acessibilidade surgem como questões críticas, requerendo soluções inovadoras para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua classe social, tenham acesso à educação de qualidade. A gestão educacional precisa ser cada vez mais inovadora e adaptável para enfrentar os desafios impostos pela geração dos nômades. As estratégias sugeridas incluem a flexibilidade curricular, o fortalecimento de parcerias entre instituições educacionais e empresas de tecnologia, e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, financeiras e socioemocionais. Este artigo visa contribuir para a reflexão e discussão sobre como preparar nossas instituições educacionais para atender a uma geração em constante movimento."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12476_TB6507_07062024224345.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CELINA MARIA DE SOUZA OLIVINDO"
    "autor_nome_curto" => "CELINA"
    "autor_email" => "celinaolivindo@ufdpar.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A educação enfrenta desafios com a ascensão da geração dos nômades digitais, caracterizada por uma vida de constante mobilidade e dependência de tecnologias digitais. Este artigo tem O objetivo estudar os principais desafios e propor soluções viáveis para adaptar o sistema educacional a essa nova geração. A metodologia adotada é qualitativa, utilizando para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com educadores, gestores educacionais e estudantes, além de uma revisão bibliográfica. Proporcionando uma compreensão detalhada das percepções, desafios e necessidades dos diferentes atores envolvidos no processo educacional. Os resultados da pesquisa indicam que a adaptação curricular é essencial para atender às necessidades dessa geração. É preciso desenvolver currículos flexíveis, acessíveis e que integrem habilidades digitais e competências globais. A tecnologia emerge como um elemento central, exigindo investimentos significativos em plataformas de ensino à distância e na capacitação contínua dos professores para o uso eficaz dessas ferramentas, além de exigir atualizações constantes nas práticas de ensino. O engajamento dos alunos representa um desafio significativo, destacando a necessidade de métodos de ensino interativos e avaliações que reflitam as realidades e contextos dos nômades digitais. Além disso, a inclusão e a acessibilidade surgem como questões críticas, requerendo soluções inovadoras para garantir que todos os estudantes, independentemente de sua classe social, tenham acesso à educação de qualidade. A gestão educacional precisa ser cada vez mais inovadora e adaptável para enfrentar os desafios impostos pela geração dos nômades. As estratégias sugeridas incluem a flexibilidade curricular, o fortalecimento de parcerias entre instituições educacionais e empresas de tecnologia, e o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, financeiras e socioemocionais. Este artigo visa contribuir para a reflexão e discussão sobre como preparar nossas instituições educacionais para atender a uma geração em constante movimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.