O presente trabalho objetiva discutir a respeito da produção de materiais didáticos e difusão do conhecimento por meio do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC na EducaTV - emissora da Secretaria de Educação de Campinas. Trata-se de um estudo de caso sobre a produção do Documentário “Freirear e Florescer: Caminhos de Paulo Freire”, que traz em seu bojo uma série de entrevistas realizadas com familiares, amigos, ex-alunos e pesquisadores de Paulo Freire - Patrono da Educação Brasileira, disponibilizado por meio de plataformas digitais e em canal de TV aberta para Campinas e região, abrangendo aproximadamente 48 municípios através da grade de programação da emissora. O documentário produzido tem entre os objetivos, democratizar o conhecimento a respeito do educador Paulo Freire e sua obra, em linguagem acessível à população por meio do uso das TDIC, tendo em vista o exposto na Lei 14.533/2023 que institui a Política Nacional de Educação Digital. O presente estudo, tem a finalidade de não só dialogar com o exposto na Política de Educação Digital, mas contribuir com as discussões trazendo uma experiência prática, fundamentada no rigor científico. A análise preliminar realizada indica que o material produzido possui temática de grande relevância, bem como, vem atingindo grupos cada vez maiores da sociedade, sobretudo aqueles que não estão entre estudiosos e profissionais da área de educação, cumprindo seu papel social na democratização do conhecimento, em conformidade com o exposto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, em especial o de número 4 – Educação de Qualidade.