PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FUTUROS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114157 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7512 "inscrito_id" => 2871 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FUTUROS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de formação de professores. O Programa tem como objetivo a indução de práticas inovadoras e colaborativas na formação de futuros professores da educação básica, oferecendo aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar o cotidiano da escola durante sua formação acadêmica. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do PRP e suas contribuições para a formação inicial de duas discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, do subprojeto “Alfabetização em Linguagem e Matemática: experiências formativas nos anos iniciais do ensino fundamental” aprovado pelo edital CAPES no ano de 2023. Esse subprojeto teve como ideia principal fazer com que as discentes pudessem vivenciar a realidade da sala de aula em turmas do 6º ano do ensino fundamental, elaborando planos de aulas, diário de bordo, construindo materiais manipuláveis, regências, jogos, oficinas e feiras. A fim de apresentar aulas de matemática mais envolventes, lúdicas e significativas, procurando destacar as múltiplas possibilidades de se trabalhar com o ensino de matemática, contribuindo para um ensino e aprendizagem mais atraente para os alunos. Quanto aos resultados pudemos destacar o grande envolvimento dos alunos nas discussões sobre os assuntos matemáticos, participação e elogios positivos sobre as atividades propostas. Para esse trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, descritiva Gil (2008). Como aporte teórico utilizamos Pimenta (2007) que se refere ao trabalho docente acerca de sua formação inicial. Na ocasião, as licenciandas puderam vivenciar e refletir o quanto o PRP pode contribuir para suas futuras práticas de ensino, favorecendo o uso de diversos recursos de aprendizado, enriquecendo suas práticas docentes e promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada para seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2871_TB7512_16062024204313.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANIE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANIE SILVA" "autor_email" => "estefaniesoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114157 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7512 "inscrito_id" => 2871 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE FUTUROS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de formação de professores. O Programa tem como objetivo a indução de práticas inovadoras e colaborativas na formação de futuros professores da educação básica, oferecendo aos estudantes de licenciatura a oportunidade de vivenciar o cotidiano da escola durante sua formação acadêmica. Deste modo, o presente trabalho tem por objetivo apresentar experiências, observações e reflexões vividas durante a realização do PRP e suas contribuições para a formação inicial de duas discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará, do subprojeto “Alfabetização em Linguagem e Matemática: experiências formativas nos anos iniciais do ensino fundamental” aprovado pelo edital CAPES no ano de 2023. Esse subprojeto teve como ideia principal fazer com que as discentes pudessem vivenciar a realidade da sala de aula em turmas do 6º ano do ensino fundamental, elaborando planos de aulas, diário de bordo, construindo materiais manipuláveis, regências, jogos, oficinas e feiras. A fim de apresentar aulas de matemática mais envolventes, lúdicas e significativas, procurando destacar as múltiplas possibilidades de se trabalhar com o ensino de matemática, contribuindo para um ensino e aprendizagem mais atraente para os alunos. Quanto aos resultados pudemos destacar o grande envolvimento dos alunos nas discussões sobre os assuntos matemáticos, participação e elogios positivos sobre as atividades propostas. Para esse trabalho utilizamos a metodologia qualitativa, descritiva Gil (2008). Como aporte teórico utilizamos Pimenta (2007) que se refere ao trabalho docente acerca de sua formação inicial. Na ocasião, as licenciandas puderam vivenciar e refletir o quanto o PRP pode contribuir para suas futuras práticas de ensino, favorecendo o uso de diversos recursos de aprendizado, enriquecendo suas práticas docentes e promovendo uma aprendizagem significativa e contextualizada para seus educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD1_ID2871_TB7512_16062024204313.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ESTEFANIE DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ESTEFANIE SILVA" "autor_email" => "estefaniesoliveira@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }