Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DE PESSOAS LGBTQIA+ EM SUAS TRAJETÓRIAS ESCOLARES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa que investigou as experiências educativas de pessoas LGBTQIA+ em suas trajetórias escolares na educação básica. A pesquisa teve como foco central analisar a realidade escolar vivenciada pelas pessoas LGBTQIA+ e de problematizar sobre as questões históricas e culturais que fazem parte de suas experiências educativas. Adotamos como procedimento para a coleta dos dados, a História Oral temática, tendo como base as orientações de Meihy e Holanda (2015), em que o foco neste tipo de procedimento está voltado para apreensão das narrativas de pessoas que vivenciaram determinada experiência social, ou seja, todo o planejamento da pesquisa está voltado para um fato a ser investigado. As narrativas de memórias foram buscadas por meio de entrevista semiestruturada, acompanhada de roteiro que orientou a condução da atividade visando aos objetivos propostos. O corpus da pesquisa foi organizado em eixos temáticos para que a singularidade das experiências apreendidas fosse evidenciada em seus aspectos comuns, formando um corpo analítico em que as experiências pessoais refletem a dimensão social das experiências educativas dos participantes da pesquisa. Os dados dialogaram com autores como Louro (2000), Foucault (1988), Freire (2000). Os resultados desse estudo indicam que as experiências de pessoas LGBTQIA+ na educação básica foram marcadas pelo preconceito, fazendo com que os estudantes acionassem estratégias e mecanismos pessoais para que pudessem permanecer no espaço escolar e assim lidar com o preconceito que foi vivenciado na escola. A pluralidade das experiências destacadas neste estudo aponta para a urgente e permanente necessidade da temática ser trabalhada nas escolas e nos cursos de formação de professores para que outras relações e práticas sejam vivenciadas pelos diferentes sujeitos que compõem o espaço escolar.

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