O estágio supervisionado é um componente curricular obrigatório nos cursos de licenciatura, proporcionando ao licenciando a oportunidade de aliar o saber teórico à prática vivenciada na escola. Este processo é essencial para criar, investigar, interpretar e intervir na realidade escolar, educacional e social, fornecendo ao estagiário o conhecimento necessário para a formação e atuação docente. O objetivo deste trabalho é descrever as experiências e observações feitas durante o estágio supervisionado de observação na disciplina de ciências, realizado com alunos do 8° e 9° anos do ensino fundamental II na Escola Almirante Tamandaré, destacando as complexidades enfrentadas pelos professores no século XXI e o papel das metodologias ativas na solução de problemas. Diversas dificuldades foram identificadas durante a observação no estágio, incluindo o tempo de aula limitado, salas de aula lotadas e um grande desinteresse dos alunos pelo método tradicional de ensino. Diante disso, evidencia-se a importância de promover metodologias ativas em sala de aula, essas metodologias incluem a aprendizagem baseada em projetos, o uso de tecnologias educacionais e atividades colaborativas, proporcionando um ambiente escolar mais adequado para uma aprendizagem significativa. A implementação de metodologias ativas melhora o processo de ensino-aprendizagem e transforma a dinâmica em sala de aula, tornando-a participativa e inovadora.