As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) têm sido amplamente adotadas como ferramentas educacionais, facilitando o processo de aprendizagem ao proporcionar agilidade na comunicação e acesso a uma ampla variedade de informações, além disso, são recursos que permitem a integração entre estudantes e professores, propiciando um ambiente de aprendizado mais colaborativo. Atualmente, diversos recursos tecnológicos têm sido utilizados nas escolas com intuito de favorecer o processo de inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs), permitindo novas possibilidades de aprendizado e promovendo a autonomia dos educandos. Diante do aumento significativo de estudantes com Deficiência Intelectual (DI) matriculados em salas de aula regulares, destacamos a importância de utilizar tecnologias como mediadoras do processo de aprendizagem. Baseado no que foi exposto, esse estudo tem o objetivo explicitar como as tecnologias podem mediar uma educação inclusiva para alunos com Deficiência Intelectual. Este artigo tem como base metodológica a revisão bibliográfica, uma abordagem que analisa as informações previamente publicadas em um domínio específico de estudo, visando a identificação, avaliação e a interpretação crítica do objeto de estudo. O embasamento teórico é fundamentado nas contribuições de autores como Mantoan, Baptista, Lévy e outros. Os resultados da pesquisa demonstraram a importante contribuição das tecnologias digitais na inclusão, na melhoria do desenvolvimento cognitivo, na alfabetização e na aprendizagem de pessoas com Deficiência Intelectual. Utilizar tecnologias para a inclusão de pessoas com deficiência emerge como uma estratégia altamente promissora, pois facilita a integração dos estudantes, fomenta a colaboração, a criatividade e a acessibilidade.