A instituição escolar é compreendida como espaço primordial à construção do conhecimento cientifico, todavia, a ausência de estratégias conjuntas ao ensino inseridas no trabalho pedagógico desenvolvido pelo docente, ocasiona uma possível ruptura na aprendizagem discente e seu consequente empenho ao aprender. Por dessa forma, o propósito deste trabalho é abordar a complexa interação entre os aspectos motivacionais que permeiam a aprendizagem e o fracasso escolar, por modo de investigar como os diferentes níveis de motivação podem influenciar na autoeficácia e desempenho escolar do estudante. Trata-se de uma pesquisa descritiva realizada em um contexto pós pandêmico com 5 participantes cursantes do Ensino Fundamental, tendo os dados coletados por meio de três escalas, sendo estas: 1) referente à avaliação de Autoeficácia; 2) compreensão da motivação dos alunos e 3) que se relaciona às casualidades do fracasso e sucesso escolar, os quais foram analisados sob a argumentação teórica dos respectivos artigos utilizados em referência. Os resultados oriundos da investigação em questão indicam em que níveis motivacionais as crianças encontram-se sobre o ensino, sobretudo se há ausência de auto confiança em seu processo de aprendizagem que resultem em seu fracasso escolar. Em síntese geral, a referente pesquisa afirma a necessidade do acolhimento no processo de ensino, colocando o aluno como objeto de destaque no ato de motivá-lo e desmistificar a construção do conhecimento no ambiente educativo.