O contexto da expansão da educação superior pública federal no Brasil, a partir da primeira década dos anos 2000, demonstra que para além do acesso são necessárias estratégias para que os estudantes garantam a sua permanência nessas instituições. Para tanto, um importante instrumento que assegurou ações e orçamento para tais atividades foi o decreto que instituiu o Programa Nacional de Assistência Estudantil. O objetivo deste artigo é evidenciar a importância das ações de Assistência Estudantil para os acadêmicos, como uma estratégia de permanência e conclusão dos cursos, por meio de dados quantitativos e qualitativos oriundos do Programa Auxílio Estudantil e do acompanhamento aos estudantes desenvolvido pelo Núcleo de Acompanhamento Psicopedagógico e Assistência Estudantil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Como uma das ações de acompanhamento aos estudantes do Programa Auxílio Estudantil, contemplados devido a adversidades socioeconômicas, no campus Pato Branco foi realizado o projeto Aprendizagem Autorregulada, com acadêmicos que possuem dificuldades de aproveitamento acadêmico. Esse projeto é baseado no livro intitulado “Cartas do Gervásio ao seu Umbigo”, o qual contém um conjunto de cartas de um estudante calouro, o Gervásio, dirigido ao seu Umbigo. Nessas cartas, Gervásio discorre e reflete sobre algumas das suas experiências na universidade, acentuando o papel das estratégias e dos processos de autorregulação na sua aprendizagem. Nos encontros realizados com os estudantes, além das cartas contidas no livro, foram realizadas dinâmicas, rodas de conversa e palestras, com o intuito de trabalhar a temática e acompanhar o desenvolvimento dos mesmos. Na avaliação dos participantes ao final do projeto, verificou-se avanços no nível de compreensão do status de protagonistas de sua formação e melhoria na organização do tempo de estudo. Em relação ao aproveitamento em seus cursos, constatou-se a ampliação no número de disciplinas aprovadas dos participantes do projeto, contribuindo, portanto, com sua permanência na universidade.