A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB nº 9394/96 estabelece a obrigatoriedade do estudo da cultura indígena nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio. Alicerçado neste viés, o presente relato de experiência objetiva compartilhar estratégias pedagógicas de uma sequência didática, desenvolvida em espaços formais e não formais sobre a cultura indígena, resgatando as suas contribuições culturais e seus ensinamentos. A sequência didática foi desenvolvida em uma escola pública de Fortaleza-Ceará em 2024, com a participação de vinte e dois estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. As atividades aconteceram conciliando a teoria, por meio da leitura de livros paradidáticos, da visita a museu virtual, com a prática através da confecção de máscaras, de instrumentos musicais e adornos indígenas, dramatização das histórias, danças e preparo de alimentos típicos da cultura indígena com a ajuda das famílias. Os objetos produzidos foram expostos em uma exposição para a escola e familiares das crianças. Fundamentamos nossa prática no conceito de alfabetização científica de Chassot (2011), nos estudos sobre espaços formais e não formais de Marandino (2013), nas pesquisas referentes ao ensino do componente curricular de ciências de Melo (2023), nas orientações sobre as competências e habilidades a serem desenvolvidas, contempladas no Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC (2019). A metodologia utilizada foi o relato de experiência com abordagem qualitativa, analisando o progresso dos alunos através de observações, da construção do portfólio e da exposição dos materiais construídos. As análises dos recursos acima citados indicaram como resultado que aprender por meio de experiências em espaços formais e não formais mobiliza habilidades para a formação do “saber pensar” em vinculação com o “saber fazer”, articulando aspectos intelectuais, físicos, emocionais, sociais e culturais, gerando o protagonismo e reflexões sobre o objeto de conhecimento estudado, promovendo assim, uma aprendizagem significativa.