O presente trabalho tem como propósito apresentar uma síntese dos estudos que tem por objeto as questões relacionadas à pesquisa histórica documental em arquivos escolares. Esses estudos visam fomentar o fortalecimento da percepção desses espaços como importantes locais para a pesquisa e a produção do conhecimento em História da Educação. Utilizou-se uma metodologia baseada no levantamento bibliográfico na plataforma de pesquisa Google Acadêmico, de forma que foi possível localizar 120 trabalhos que tratam acerca dos arquivos escolares como tema principal, destes apenas tratavam acerca da pesquisa nestes locais. Isto posto, os estudos mostram que se torna necessário problematizar a compreensão e o tratamento que é dado para os arquivos de educação, haja vista que a partir da leitura dos trabalhos localizados percebe-se que esses locais são frequentemente desvalorizados, visto como meros depósitos de documentos antigos e sem valor, o que reflete uma concepção depreciativa acerca da história escolar. Outro ponto, mencionado por alguns autores trata-se acerca da redução dos arquivos como locais de “papeis velhos”, isso se deve ao entendimento daquilo que é considerado histórico dentro dos acervos documentais, o que muitas vezes não se estende para a produção escolar. Portanto, este estudo teórico acerca da pesquisa histórico documental emerge com um papel de potencializar a discussão em volta dos arquivos escolares, trazendo a tona o conceito deste espaço assim como a necessidade de sua conservação como guardião da cultura e história dos agentes e das instituições escolares.