As fábulas são narrativas curtas, cujos personagens, em sua maioria, são animais que representam características humanas. Esse gênero textual possui uma linguagem de fácil compreensão, além de se apresentar como um texto flexível e eficaz para uso nas práticas pedagógicas, que tem como propósito, o desenvolvimento do processo de aprendizagem da leitura, escrita e de outros saberes associados aos aspectos da linguagem oral e da compreensão de valores propostos pela “moral da história”, que é uma característica inerente desse gênero. O objetivo deste artigo é analisar e mostrar as experiências de ensino pensadas por professores (as) dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, envolvendo a pesquisa bibliográfica, com procedimento de questionário, como instrumento de coleta de dados. Do ponto de vista teórico, dialogamos com autores (as) como Martins (2007), Soares (2004), Rojo (2004), Zabala (2014) e Libâneo (2002), dando importância aos conceitos de alfabetização, letramento e aos aspectos que envolvem o desenvolvimento de práticas educativas que contribuam com a aprendizagem da leitura e escrita das crianças. Os resultados apontaram que as/os professores (as) usam as fábulas em diversos momentos na sala de aula, desde a leitura deleite, até as propostas pedagógicas que envolvem as práticas de leitura e escrita, considerando o caráter lúdico, que potencializa o imaginário das crianças.