EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS(AS): UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SURDA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109258 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 1946 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS(AS): UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SURDA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE" "resumo" => "Pesquisadores(as) e estudiosos(as) da área da Educação de Surdos e da Linguística vêm, nas últimas décadas, reafirmando a importância da educação bilíngue para as crianças surdas, tendo em vista que consideram a linguagem sob uma ótica social, que influencia no desenvolvimento cognitivo, assim como na formação das suas relações enquanto sujeito sócio-histórico. E é sob esta ótica que esta pesquisa de iniciação científica está firmada, articulando-se nos aparatos teórico-metodológicos dos Estudos Surdos (Lodi, 2004; Quadros, 2011; Romário, 2018; Basso, Strobel e Massuti, 2009), sendo de caráter interventiva, que busca dialogar com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo avanços metodológicos que contribuam para a aprendizagem de uma criança surda em uma escola pública de Juazeiro do Norte-CE. Objetiva-se também investigar como vêm sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas para o Ensino de Libras como L1 (primeira língua) e Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) no AEE, além de intervir nesse processo educacional de uma criança surda, tendo como suporte a pedagogia visual, contribuindo com a educação bilíngue de surdos(as), bem como com a formação de professores(as) do AEE. Os resultados preliminares apontam que a ausência de aquisição da língua natural da criança surda e a falta de formação docente trazem prejuízos didático-pedagógicos, pois a interação entre aluna e docente é limitada a gestos, afetando o desenvolvimento da criança, como foi evidenciado na etapa de observação. No momento de intervenção da pesquisa, porém, a Libras foi o veículo linguístico-cultural no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando momentos significativos, interação, compreensão e realização de todos os comandos solicitados pelas pesquisadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1946_TB559_28022024103957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ROMÁRIO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.romario@ufca.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109258 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 559 "inscrito_id" => 1946 "titulo" => "EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS(AS): UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE UMA CRIANÇA SURDA EM JUAZEIRO DO NORTE-CE" "resumo" => "Pesquisadores(as) e estudiosos(as) da área da Educação de Surdos e da Linguística vêm, nas últimas décadas, reafirmando a importância da educação bilíngue para as crianças surdas, tendo em vista que consideram a linguagem sob uma ótica social, que influencia no desenvolvimento cognitivo, assim como na formação das suas relações enquanto sujeito sócio-histórico. E é sob esta ótica que esta pesquisa de iniciação científica está firmada, articulando-se nos aparatos teórico-metodológicos dos Estudos Surdos (Lodi, 2004; Quadros, 2011; Romário, 2018; Basso, Strobel e Massuti, 2009), sendo de caráter interventiva, que busca dialogar com a professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), promovendo avanços metodológicos que contribuam para a aprendizagem de uma criança surda em uma escola pública de Juazeiro do Norte-CE. Objetiva-se também investigar como vêm sendo desenvolvidas as práticas pedagógicas para o Ensino de Libras como L1 (primeira língua) e Língua Portuguesa como L2 (segunda língua) no AEE, além de intervir nesse processo educacional de uma criança surda, tendo como suporte a pedagogia visual, contribuindo com a educação bilíngue de surdos(as), bem como com a formação de professores(as) do AEE. Os resultados preliminares apontam que a ausência de aquisição da língua natural da criança surda e a falta de formação docente trazem prejuízos didático-pedagógicos, pois a interação entre aluna e docente é limitada a gestos, afetando o desenvolvimento da criança, como foi evidenciado na etapa de observação. No momento de intervenção da pesquisa, porém, a Libras foi o veículo linguístico-cultural no processo de ensino e aprendizagem, possibilitando momentos significativos, interação, compreensão e realização de todos os comandos solicitados pelas pesquisadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID1946_TB559_28022024103957.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS ROMÁRIO" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "lucas.romario@ufca.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }