Este estudo investiga a acessibilidade e a educação inclusiva nas escolas públicas de ensino fundamental II em Campos Sales, Ceará, em resposta à crescente demanda por uma educação que inclua todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência. A problemática central reside na discrepância entre as leis brasileiras que garantem a inclusão e a realidade observada nas escolas, onde barreiras físicas e metodológicas ainda persistem. O objetivo geral da pesquisa foi verificar a acessibilidade e a promoção de uma educação inclusiva nessas instituições. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, realizou-se um estudo de campo entre junho e outubro de 2023, envolvendo visitas às instituições, observações, registros fotográficos e entrevistas com gestores e docentes. Os resultados indicaram que, apesar de algumas melhorias estruturais, muitas escolas enfrentam desafios significativos, como a falta de rampas adequadas, banheiros adaptados e corredores espaçosos. A maioria dos professores não possui formação específica em educação inclusiva, limitando a aplicação de práticas pedagógicas que atendam às necessidades dos alunos com deficiência. As metodologias pedagógicas observadas são predominantemente tradicionais, com pouca utilização de abordagens diversificadas e inclusivas. Além disso, a implementação das políticas públicas de inclusão é comprometida pela falta de recursos financeiros e resistência cultural. A inclusão não deve ser responsabilidade exclusiva dos professores, mas um esforço coletivo que envolve toda a comunidade escolar, incluindo gestores, alunos e familiares. Verifica-se que, embora haja avanços, ainda há um longo caminho para que a acessibilidade e a educação inclusiva sejam plenamente realizadas nas escolas públicas de Campos Sales. A partir deste estudo, recomendam-se investimentos contínuos em infraestrutura, programas de formação continuada para professores, adoção de metodologias pedagógicas inovadoras e um compromisso coletivo para garantir uma educação inclusiva.