Artigo Anais do X CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
0 of 0
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109257 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 4972 "titulo" => "EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho.A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4972_TB557_25102024141918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ KORMANN" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ K." "autor_email" => "47joaoluiz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109257 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 557 "inscrito_id" => 4972 "titulo" => "EXPLORANDO A MODELAGEM PARA IMPRESSÃO 3D: UMA PROPOSTA NO ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho.A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, p" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4972_TB557_25102024141918.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO LUIZ KORMANN" "autor_nome_curto" => "JOÃO LUIZ K." "autor_email" => "47joaoluiz@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A tecnologia da impressão 3D existe há mais de três décadas, inicialmente sendo fechada para seus criadores. Hoje, ela é muito mais acessível para as pessoas, possibilitando seu uso em diversas áreas, como na educação, permitindo a visualização de conceitos abstratos, aprendizado prático e estímulo à criatividade e inovação. Durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I do primeiro autor, realizada em uma escola pública, foi feita uma entrevista com a professora responsável pelo espaço maker, na qual ela mencionou que a escola possui duas impressoras 3D. Ela destacou que os alunos e professores não possuem conhecimento em softwares de criação, de modo que conseguem imprimir apenas modelos prontos da internet. Diante dessa demanda, vimos a oportunidade de auxiliar um grupo de alunos, apresentando o software livre FreeCAD e criando modelos com eles, uma vez que usamos essas ferramentas no laboratório Fábrica Matemática - FAB3D. Nestes encontros, inicialmente, foram desenvolvidos exercícios introdutórios sobre a criação de prismas e inserção de textos nos projetos pelo software, com os quais os alunos conseguiram modelar um tangram e chaveiros personalizados com o seu nome. Esse aprendizado serviu como base para familiarizar os alunos com o software e os conceitos básicos de modelagem 3D. Na sequência o objetivo é modelar e confeccionar poliedros diversos – que poderão ser usados nas aulas de matemática – e desafiar os alunos a criarem prismas abertos que satisfaçam as condições do princípio de Cavalieri, objetivando verificar experimentalmente esse resultado teórico. Com essas atividades, mais do que ensinar de forma lúdica e divertida, almejamos que os alunos sejam ativos no processo de desenvolvimento de materiais, proporcionando uma compreensão prática dos conceitos teóricos, além de instigá-los com o uso de uma tecnologia que está em constante crescimento no mercado de trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.