Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114426
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7923
    "inscrito_id" => 19984
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19984_TB7923_30092024221326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TIANY CÂMARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.tiany.lt@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114426
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7923
    "inscrito_id" => 19984
    "titulo" => "NOVAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: A UTILIZAÇÃO DE ROBÔS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NAS TURMAS DE PRÉ II AO 2º ANO EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAMPINA GRANDE (PB)"
    "resumo" => "A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19984_TB7923_30092024221326.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LARISSA TIANY CÂMARA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LARISSA"
    "autor_email" => "larissa.tiany.lt@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.