A utilização da robótica na educação é uma abordagem inovadora que vem ganhando destaque nos últimos anos. Essa prática promove o aprendizado de maneira lúdica e interativa, estimulando diversas habilidades nas crianças. Aqui estão alguns pontos sobre como a robótica pode ser aplicada na educação: Desenvolvimento do Pensamento Crítico e Lógico; Estimula a Criatividade; Trabalho em Equipe; Integração de Conteúdos Curriculares; Motivação e Engajamento; Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais; Introdução à Tecnologia; Aprendizado por Experimentação. Nesse sentido, este estudo partiu dos seguintes questionamentos de pesquisa: a utilização de robôs como ferramenta pedagógica contribuem para enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando-a mais significativa, interativa e ajustada às necessidades de cada aluno? A integração efetiva dessas tecnologias no ambiente educacional tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem? Como objetivo geral elencamos: analisar a contribuição das novas tecnologias, especialmente a utilização dos robôs como ferramenta pedagógica, nas turmas do Pré II ao 2º ano de uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB). Como objetivo específico apontamos: Descrever a utilização dos kits de robótica como ferramenta pedagógica; identificar as contribuições da utilização dos kits de robótica para aprendizagem significativa; identificar os avanços nas práticas pedagógicas dos professores a partir da utilização dos kits de robótica. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como lócus uma escola da rede municipal de ensino de Campina Grande (PB) e como sujeitos, professores e equipe gestora da escola. O estudo demonstrou que as novas tecnologias têm um impacto significativo e transformador no processo de ensino-aprendizagem, oferecendo uma gama de possibilidades que podem enriquecer o processo educativo, tornando-o mais inclusivo, interativo e alinhado às demandas do mundo contemporâneo.