Este trabalho detalha a experiência dos discentes do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Barreiros, no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). O projeto teve início com a concepção e desenvolvimento de um jogo didático, criado para auxiliar no ensino de Química, utilizando materiais alternativos e sustentáveis. Essa iniciativa visa promover uma educação de qualidade e eficácia, sublinhando a importância de métodos pedagógicos inovadores e atrativos, contribuindo significativamente para a melhoria do processo educativo. Os jogos didáticos emergem como ferramentas valiosas para o ensino, incentivando o desenvolvimento cognitivo, afetivo e criativo dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e tornando a aprendizagem mais envolvente e participativa, criando um ambiente educacional dinâmico e estimulante. Além disso, a utilização de materiais alternativos reduz os custos de implementação e os impactos ambientais, alinhando-se com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. No desenvolvimento do projeto, foram confeccionados dois jogos distintos abordando conceitos-chave de Química Geral e Química Orgânica. O primeiro jogo utiliza dois cubos de papelão, enquanto o segundo consiste em quatorze cartas de papelão. Esses jogos exploram temas fundamentais, como modelos atômicos, tabela periódica, ligações químicas, funções orgânicas e estrutura molecular. As regras foram cuidadosamente elaboradas para facilitar a compreensão e fixação dos conteúdos pelos estudantes. A proposta desses jogos didáticos destaca-se por seu baixo custo de implementação, tornando-os acessíveis e práticos para diversos contextos educacionais. O objetivo principal é proporcionar uma compreensão mais profunda e clara dos conteúdos de Química, utilizando uma abordagem lúdica e interativa que valoriza o aprendizado significativo. Dessa forma, o projeto busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes, mas também despertar o interesse e a curiosidade pela ciência, promovendo uma educação mais completa e integrada.