A sociedade contemporânea se revela altamente vigiada, em suas mais diversas formas. No filme ‘Minority Report (a nova lei)’, existem indivíduos geneticamente modificados, os Pré-Cogs, criados para identificar homicídios antes de serem praticados. Contudo, um dos agentes do departamento Pré-Crime - responsável por essas ocorrências – é apontado como o próximo assassino e a obra fílmica progride, podendo-se observar engrenagens de monitoramento que se ramificam por todo tecido social. Partindo desse cenário apresentado pelo filme, este trabalho tem por finalidade a análise da conjuntura apresentada, comparando a ficção com a realidade, para compreender como a massiva tecnologia de vigilância já está diante de nós, até mesmo na educação. Nesse setor, a disciplina e o controle também se fazem presentes, com os alunos sendo adestrados ou monitorados de forma sutil. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, em uma metodologia de revisão bibliográfica que se aprofunda na subjetivação e no poder descritos por Michel Foucault. Dessa forma, questões como disciplina e controle são princípios tratados, pois são inerentes a microfísica do poder estabelecida. Assim, o filme inicialmente nos apresenta uma utopia sem homicídios, mas seu final é distópico, assim como a nossa sociedade pode se tornar em meio a onipresença de mecanismos que restringem a liberdade e o educar.