A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de educação destinada às pessoas que, por algum motivo, tiveram algum atraso nos seus estudos. Desde a década de 1930, vêm-se desenvolvendo várias políticas públicas para atender pessoas com diferentes necessidades de escolarização, após a idade no ensino regular. Sendo assim, o trabalho é fruto da pesquisa Funcap (BPI 04/2022), iniciada em 2022, tem realizado entrevistas com estudantes matriculados na EJA da região do Maciço de Baturité, no Ceará que, ao longo das muitas experiências de retorno às salas de aula da EJA buscam a conclusão, com êxito, no Ensino Fundamental. Neste aspecto, o propósito deste estudo é analisar a influência do nível de escolaridade dos pais no retorno destes jovens e adultos às instituições de ensino, nas cidades de Acarape e Redenção. A pesquisa qualitativa do tipo exploratória, ainda em andamento, conta com entrevistas semiestruturadas com matriculados do Ensino Fundamental, na EJA. Em função disso, a discussão pauta-se em Jane Paiva (2019), Sônia Rummert (2007), Paulo Freire (2013) entre outros. Entre os achados preliminares da pesquisa, constata-se que o nível de escolaridade dos pais destes estudantes contribui de maneira positiva para o retorno destes jovens e adultos à escola, constatados na coleta e análise dos dados registrados nas falas e depoimentos; além da vontade e o esforço em superar as histórias de dificuldades encontrados pelos pais ao longo da vida. Espera-se que este trabalho sirva como suporte aos interessados - professores, gestores, pesquisadores - no campo da EJA e incentivo as politicas públicas de educação preocupadas com o sentido dado à relação do saber e do aprender, especialmente, na modalidade.