Considerando a necessidade de ampliarmos nosso olhar sobre a diversidade, a inclusão, a tecnologia e os processos de ensino-aprendizagem, objetiva-se com esta pesquisa analisar os desafios da profissão docente na contemporaneidade. Tem como objetivos específicos verificar os pressupostos teóricos que fundamentam a Educação Especial; apontar caminhos de como ser professor/a numa perspectiva inclusiva e por fim, refletir sobre as práticas inclusivas vivenciadas nos contextos educacionais. Para tanto, procede-se a pesquisa com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica, à luz de autores/as que pesquisam sobre paradigmas educacionais, profissionalização docente, prática educativa e educação especial, tais como Dalla Valle (2021), Freire (2002), Prestes (2017) e Sartori (2020). Desse modo, observa-se na contemporaneidade, que a formação continuada requer estudos, estratégias diversificadas, conhecimento de teorias que possam modificar e problematizar a prática, qualificando a experiência da aprendizagem, o que pressupõe a autonomia docente para decidir e fundamentar suas escolhas a partir dos saberes, expectativas e paradigmas construídos pelos/as professores/as ao longo de sua trajetória profissional. Neste sentido, o ensino prático reflexivo possibilita o avanço da educação, o que dependerá das escolhas pedagógicas do/a professor/a, da sua formação e qualificação profissional, das suas expectativas e necessidades para qualificar suas práticas no processo de ensino-aprendizagem. E por fim, é possível concluir que para a efetivação de um novo modelo educativo, necessitamos de novas pedagogias que promovam a cooperação e a solidariedade, novas abordagens curriculares, uma nova visão de escola e de ser humano em que se valorizem as diferenças de gênero, religião, raça, identidade, classe social, deficiência, nacionalidade, além da valorização dos tempos e espaços da educação, a fim de delinearmos os futuros rumos da humanidade.