A formação acadêmica é um momento significante na vida de um indivíduo carregado de expectativas, objetivos e frequentemente acompanhado de sacrifícios. Avaliar a percepção dos discentes quanto a esse percurso, é importante para determinar se suas expectativas foram alcançadas, se limites foram ultrapassados e se o curso ofereceu o necessário para seu desenvolvimento. Diante disso, objetivou-se avaliar a percepção de discentes do penúltimo semestre de uma licenciatura em Ciências Biológicas a distância sobre a experiência acadêmica. Para tanto, foi aplicado um questionário aos discentes, do polo de Orós-CE, com questões objetivas e subjetivas. Participaram 11 alunos que atualmente cursam o 8º semestre. A maioria do sexo feminino (63,6%) e de faixa etária entre 30 e 40 anos (36,4%). Quando questionados sobre como avaliam a acessibilidade aos recursos didáticos, como livros e materiais de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a maioria (45,5%) avaliou como excelente. Sobre o desempenho geral dos professores formadores ao longo do curso a maioria (72,7%) aferiu como boa. Ademais, 63,6% dos discentes concordaram que os encontros presenciais proporcionaram boas aulas práticas. Quanto às expectativas em relação ao curso, 36,4% as consideraram atendidas na escala de 1 a 10, com 8 pontos e quando perguntados o quanto se sentem preparados para atuar como um licenciado, 54,5% assinalaram 10 na mesma escala. Outrossim, 100% dos discentes consideraram os tutores importantes no decorrer do curso. Disciplinas como Estágio Supervisionado, Didática, Metodologia da Pesquisa e Citologia foram consideradas mais relevantes, enquanto Biotecnologia e Botânica poderiam ter uma abordagem diferenciada, ajustando o ensino para ser mais efetivo e eficaz. Os resultados indicam a satisfação dos discentes com sua formação especialmente quanto à acessibilidade aos recursos didáticos e ao desempenho dos professores. Por outro lado, sugere-se uma melhoria da abordagem de algumas disciplinas para atender melhor às expectativas dos estudantes.