Neste trabalho, apresentamos um recorte do que se tem sido publicado, proposto e estudado na área da educação, dos anos 2000 a 2024, à luz da teoria dos Sistemas Complexos e Complexidade, a partir de um banco de dados construído, para embasar recente proposta dos autores para o estado da arte das teorias da Complexidade e Sistemas Dinâmicos (Adaptativos) Complexos. As teorias da Complexidade e Sistemas Complexos, são novas ciências interdisciplinares com ferramentas inovadoras, capazes de trazer enormes benefícios à área educacional, ao identificar múltiplas características próprias da educação, inter-relacionadas com várias áreas de conhecimento, como por exemplo, a sociologia e a psicologia, em especial a psicologia social, enriquecendo o estudo interdisciplinar das suas nuances, tais como suas metodologias de ensino, ensino-aprendizagem, linguagens, gestão organizacional, liderança, dinâmica institucional, desenvolvimento socioeconômico e políticas públicas, entre outras. Traremos detalhes da construção do banco de dados e do recorte em educação, bem como suas inter-relações em alguns temas de áreas interdisciplinares. Na construção do banco de dados houve a coleta e compilação de referências, resumos e dados secundários, utilizando pesquisa bibliográfica exploratória seguindo a Lógica Booleana, nas áreas de Complexidade e Sistemas Dinâmicos Complexos, em duas bases de dados, a do “Periódicos CAPES” e a do “Google Acadêmico”. Maiores detalhes do banco de dados serão apresentados e alguns dos trabalhos mais relevantes, vinculados à área da educação e temas interdisciplinares em várias áreas do conhecimento, em especial na área de psicologia social, foram analisados, após a tabulação dos dados compilados, e serão apresentados, discutidos.