Atualmente o desnivelado e verticalizado processo de mutação do espaço geográfico vem pressionando a renovação do processo de ensino da geografia, sendo ela uma ciência que se preocupa em analisar a sociedade como um todo dentro do espaço geográfico. Nesse sentido objetivou-se nessa pesquisar realizar um apanhado teórico a respeito da renovação do ensino de geografia considerando o meio técnico cientifico informacional como fator de persuasão no espaço-tempo atual. Os procedimentos metodológicos adotados estão pautados em revisão bibliográfica de alguns autores que tratam a respeito da filosofia do espaço-tempo, geografia escolar e processo de ensino e aprendizagem da geografia. Os resultados obtidos demostraram que no período do espaço-tempo atual o fator de teoria e pratica se interligam diretamente com o processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar, sendo que os saberes produzidos na escola deveram ser tratados de forma crítica e analítica no espaço e cotidiano do alunado, sendo os temas principais da geografia como a paisagem, sociedade, natureza, economia, região, território entre outros, como porta de entrada na ligação da geografia crítica e antropoceno e espaço escolar. Evidenciou-se que o processo de ensino-aprendizagem do alunado esta baseado nas metodologias e praticas utilizadas em sala de aula, sendo que mais especificamente na geografia, o cotidiano deve ser lavado em conta, sendo o mesmo analisado como o lugar onde ocorre as dinâmicas espaciais, que por sua vez estão subsidiados no espaço-tempo tecnológico e capitalista de comando social.