Este trabalho busca mostrar a importância do Projeto de Extensão Musencantando para a valorização da cultura popular nordestina. O Musencantando é um projeto que traz no seu repertório uma imersão prática das manifestações culturais brasileiras, e que contribui para uma formação cultural e pedagógica de futuros docentes. Realizado na Universidade Estadual do Ceará, o projeto é coordenado pela Professora Edite Colares Oliveira Marques. Este trabalho adota como metodologia uma abordagem qualitativa, em que será aplicado um questionário aos participantes do Musencantando com o intuito de colher dados sobre como se dá a formação e o conhecimento em relação às manifestações culturais populares. Além disso, serão analisadas as percepções dos alunos sobre a importância do projeto em suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Essa análise permitirá uma compreensão sobre como o projeto impacta na formação dos participantes e de que forma se mantém como ferramenta importante para a construção de uma identidade cultural forte e no combate ao apagamento cultural, avaliando o seu impacto na comunidade acadêmica e na sociedade em geral. Trazemos como fundamentação teórica o pensamento freiriano, que traz como a educação deve respeitar e valorizar as identidades culturais dos alunos. Freire argumenta que a educação não deve ser neutra e descontextualizada, pelo contrário, ela deve considerar e valorizar as experiências, os contextos e as tradições culturais dos alunos, promovendo uma educação que seja relevante e significativa. No contexto do Musencantando, ao integrar elementos da cultura popular, o projeto assim como Freire, se alinha a perspectiva de uma educação libertadora e emancipatória, pois o Musencantando não só permite que os participantes se aproximem de suas raízes culturais, como também promove uma ação de resistência contra o esquecimento cultural e a homogeneização imposta por uma educação que muitas vezes privilegia apenas as culturas hegemônicas.