Um dos pontos discutidos e que interessam a todos os profissionais de letras é o ensino/aprendizagem de língua portuguesa, posto que seja uma área que precisa de atenção, tanto no ponto de vista da pesquisa, quanto do ponto de vista da prática em sala de aula. Em se tratando do ensino de língua portuguesa, o professor ao trabalhar com metodologias que utilizem recursos da rotina do estudante, como a música, por exemplo, podem estimular a aprendizagem do aluno e facilitar o ensino desta disciplina. Por outro lado, mostra a habilidade do professor e sua capacidade de estar sempre atualizando seu conhecimento, não sendo obsoleto em suas metodologias e acompanhando as mudanças do cenário atual. As constantes trocas que ocorrem entre o individuo e o meio no qual ele está inserido podem e devem ser aproveitadas nos processos educacionais. Aproveitar essas trocas e experiências corresponde uma etapa essencial para dinâmica do processo de ensino e aprendizagem. O principal objetivo desta proposta de ensino é subsidiar o professor de língua portuguesa com uma prática de ensino, a partir das letras de músicas funk e rap, em contextos comunicativos diversos. Além de, mostrar a importância destes gêneros musicais para os alunos, uma vez que esses gêneros musicais tratam de elementos da cultura popular e da cultura de massa. Entende-se que as experiências culturais dessas músicas significam uma referência identitária positiva aos jovens, considerando o fato de que esses estilos musicais contextualizam o cotidiano desses. Considera-se como fonte teórica para a fundamentação desta proposta o ensino-aprendizagem da língua portuguesa, e serão utilizados os estudos categóricos de Neves (2019), Antunes (2003), assim como Ferreira (2010), Nascimento (2015), que tratam do gênero musical como estratégia de ensino de língua materna e/ou segunda.