A Base Nacional Curricular Comum estabelece seis competências gerais a serem desenvolvidas no Ensino Religioso ao longo do Ensino Fundamental e sugere indicativos metodológicos que devem permear a prática pedagógica. Nesse contexto, as metodologias ativas se apresentam como abordagens inovadoras e que atendem ao proposto na legislação, promovendo o protagonismo discente sobre a aprendizagem e a colaboração na construção do conhecimento. Este trabalho reflete como as metodologias ativas estão presentes no Ensino Religioso em escolas confessionais luteranas pertencentes à Rede Sinodal de Educação do Rio Grande do Sul. Para isso, faz uso de pesquisa bibliográfica, tomando por base a legislação e os referenciais do Ensino Religioso. Já a compreensão de metodologias ativas parte do proposto, em especial, por José Moran (2018), Fausto Camargo e Thuinie Daros (2018) e Andrea Filatro e Carolina Cavalcanti (2018). O trabalho também se utiliza de pesquisa documental e de campo, incluindo aplicação de questionário com docentes de Ensino Religioso das referidas escolas. Dentre os resultados obtidos, percebe-se que os indicativos metodológicos propostos pela legislação estão em desenvolvimento. As metodologias ativas citadas na literatura não aparecem com destaque nos planos de estudos, contudo seus princípios essenciais já ocupam espaço significativo na prática docente em Ensino Religioso.