A evasão é um fenômeno multifatorial que impacta no sucesso estudantil em diferentes modalidades de ensino e nos índices institucionais, configurando-se, de acordo com a Plataforma Nilo Peçanha (PNP), em um indicador importante para a eficiência acadêmica dos Institutos Federais (IFs). Neste contexto, buscou-se compreender como a pesquisa e a extensão auxiliam no desenvolvimento de estratégias para redução da evasão acadêmica nos IFs. Assim, mediante pesquisa documental da PNP 2022 e 2023 e estudo de caso de dois projetos interrelacionados voltados para permanência de 536 estudantes de cursos técnicos no IFPB, intitulados “AcalMA” (pesquisa) e “Conversando para entender” (extensão), observou-se como projetos institucionais atrelados a ações de gestão escolar podem impactar positivamente no sucesso de estudantes da instituição. Mais especificamente, o “AcalMA” mapeou os estudantes de acordo com o risco para evasão, relacionando-o a aspectos sociofamiliares e fatores pré e pós ingresso ao IFPB, fornecendo subsídios à equipe gestora. Observou-se que estudantes mais envolvidos institucionalmente e com situações sociofamiliares mais estáveis, apresentavam menor risco de evadir do curso e/ou da instituição. Já o “Conversando para entender”, complementarmente, possibilitou a criação de espaços de diálogo e acolhimento aos estudantes do IF e do município de Cabedelo/PB, buscando mitigar a evasão através da abordagem de temas transversais e complexos da adolescência. Ambos os projetos, vinculados a outras estratégias institucionais, contribuíram para uma melhora significativa de eficiência acadêmica dos cursos técnicos, passando de 73,3% (2022) para 85,8% (2023), com taxas decrescentes de evasão de 23,64% para 9,69%, segundo a PNP. Percebe-se, com isso, o quanto ações de pesquisa e de extensão podem contribuir com a gestão na redução dos índices de evasão escolar, otimizando políticas públicas voltadas para o sucesso acadêmico, contribuindo para formação humanística e transformando o ambiente escolar num espaço mais acolhedor e sensível às especificidades da comunidade estudantil.