EFEITOS DA PESQUISA, EXTENSÃO E GESTÃO SOBRE A EVASÃO ACADÊMICA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA
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Neste contexto, buscou-se compreender como a pesquisa e a extensão auxiliam no desenvolvimento de estratégias para redução da evasão acadêmica nos IFs. Assim, mediante pesquisa documental da PNP 2022 e 2023 e estudo de caso de dois projetos interrelacionados voltados para permanência de 536 estudantes de cursos técnicos no IFPB, intitulados “AcalMA” (pesquisa) e “Conversando para entender” (extensão), observou-se como projetos institucionais atrelados a ações de gestão escolar podem impactar positivamente no sucesso de estudantes da instituição. Mais especificamente, o “AcalMA” mapeou os estudantes de acordo com o risco para evasão, relacionando-o a aspectos sociofamiliares e fatores pré e pós ingresso ao IFPB, fornecendo subsídios à equipe gestora. Observou-se que estudantes mais envolvidos institucionalmente e com situações sociofamiliares mais estáveis, apresentavam menor risco de evadir do curso e/ou da instituição. 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